Foco

Prefeitura de SP planeja entregar 441 apartamentos para moradores de rua em 2019

A Prefeitura de São Paulo prepara um projeto para destinar nove imóveis e um terreno de locação social para pessoas em situação de rua na Mooca, na zona leste, na Chácara Santo Antônio, na zona sul, e majoritariamente na região central da cidade. De acordo com o secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre, o projeto tem uma verba de R$ 48 milhões garantida pelo Ministério das Cidades, além de investimento municipal de R$ 5,9 milhões.

Dos endereços, oito ficam no centro. Segundo Chucre, os apartamentos serão destinados a ex-moradores de rua atendidos em aparelhos da Prefeitura, direcionando a quem vive em Centros Temporários de Acolhida (CTAs) e participa do programa do Trabalho Novo. A previsão é que após a conclusão do projeto, realização da licitação e encerramento das obras, a entrega das chaves se iniciem em 2019.

«Une emprego, renda e trabalho habitacional, que é uma forma de ele não reincidir, não voltar para a rua», disse nesta quinta-feira, 9, o secretário, após o 1º Fórum da Moradia para a Longevidade, realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Sindicato da Habitação (Secovi). No evento, ele apresentou parte do projeto.

Recomendados

Criados a partir de 2002, os projetos de locação social de São Paulo são todos públicos, no qual os moradores pagam uma pequena taxa ao município, mas não têm a propriedade do imóvel. Para os imóveis, está em estudo a implantação de modelos de gestão privada ou de autogestão por uma entidade.

Outros projetos

A Prefeitura também pretende lançar um pacote de «locação social em parque privado», em que um chamamento convocará propostas de proprietários de imóveis prontos e recém-lançados para uma parceria de período determinado, que deve ser em torno de cinco e 20 anos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos