Foco

Mutirão ‘Retina do Bem’ vai zerar fila por exames em Curitiba

Acontece neste sábado (11) das 7h às 17h na unidade de saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças, o “Retina do Bem”, evento da Oftalmoclínica Curitiba e Retina Curitiba, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, para zerar a fila dos pacientes do SUS que aguardam exames para a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira em pessoas jovens no mundo.

“Queremos alertar as pessoas para o risco que o diabetes pode trazer aos olhos. É uma doença grave, que se não for detectada a tempo pode levar a pessoa a perder a visão”, explica o oftalmologista especialista em retina e coordenador da ação, João Guilherme Oliveira de Moraes.

A expectativa é atender 4,5 mil pessoas que estão na fila do SUS – previamente cadastrados na  Oftalmologia – e que serão encaminhadas pela prefeitura para participar da ação.

Recomendados

Porém, qualquer diabético que procurar o “Retina do Bem” no sábado também poderá fazer os exames gratuitamente, segundo Moraes.

Serão ofertados os exames de Fundo de Olho e Retinografia Digital – e quem for diagnosticado com a doença já fará o tratamento da fotocoagulação a laser (que cauteriza os coágulos na retina) no local. Já os que precisarem de novos ou outros procedimentos serão encaminhados aos tratamentos do SUS.

De acordo com o médico, a visão embaçada, pontos pretos e sombras são os principais sintomas da retinopatia diabética. “Não pode esperar ficar ruim para buscar tratamento. A doença não tem cura, mas quando detectada de forma precoce tem controle”, afirmou.

O “Retina do Bem”, deve envolver 100 voluntários ao todo, sendo 40 médicos oftalmologistas, sem custos para a prefeitura ou para o SUS. “Será o maior mutirão de oftalmologia da história de Curitiba. E uma ação social efetiva”, disse Moraes.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos