Deslizamento de terra interdita 50 casas na serra de Petrópolis

Por Metro Jornal Rio
Casa ficou pendurada no barranco e depois foi engolida pelo buraco que se abriu | reprodução/whatsapp da band
Deslizamento de terra interdita 50 casas na serra de Petrópolis

Um deslizamento de terra na Serra de Petrópolis, na região serrana do Rio, fez uma enorme cratera se abrir à beira da pista da BR-040, que liga o Rio de Janeiro à Juiz de Fora (MG). O terreno cedeu por volta das 10h de ontem e abriu um buraco de 70 metros de profundidade que engoliu um prédio de três andares. 

Ninguém ficou ferido, porque os moradores, sabendo do risco, saíram da casa logo após o início da erosão. No entanto, perderam todos os pertences.

Geólogos foram ao local avaliar o terreno e a Defesa Civil isolou a área. Aproximadamente 50 casas e uma escola do bairro Duarte da Silveira foram interditadas por conta do risco de desabamento. Os cerca de 140 desabrigados foram encaminhados para uma igreja da região, que ficou sem energia, pois os postes caíram e os cabos arrebentaram.   

Os motoristas que circulam pela rodovia também correram risco. Rachaduras se formaram na pista, que também pode desmoronar na altura do km 81. A pista foi completamente interditada, causando um enorme congestionamento.

Uma investigação foi aberta para apurar as causas do acidente. A principal hipótese apontada é a construção de um túnel de quase 5 km que passa por baixo da casa que desabou. A obra faz parte de um projeto de modernização da subida da Serra, mas a construção está paralisada há mais de um ano. A concessionária Concer, que administra a rodovia, alegou falta de repasses do governo federal. Depois, o Tribunal de Contas da União embargou a obra por conta de irregularidades e indícios de superfaturamento e sobrepreço.

A Prefeitura de Petrópolis entrará com uma queixa-crime contra a Concer. Em nota, a concessionária declarou que ainda é cedo para assumir a responsabilidade do acidente e aguarda a conclusão da perícia. O trânsito estava funcionando no sistema pare e siga entre os kms 78 e 81 da pista em direção a Juiz de Fora, com duração média de 20 minutos para cada sentido. 

Loading...
Revisa el siguiente artículo