Foco

Carros abandonados em SP atrapalham trânsito e podem se tornar foco de doenças

Carros abandonados pelas ruas de São Paulo continuam sendo alvo de reclamações dos moradores da cidade, como já mostrou a nossa reportagem em outras ocasiões.

Geralmente são veículos velhos e mal conservados que, além de atrapalharem a circulação no trânsito, podem se tornar focos de doenças.

Do começo deste ano até setembro, a prefeitura recolheu 1.087 mil veículos. Já ao longo de 2016, foram 1.645 mil.

Recomendados

Pelo menos 12 carros estão abandonados na Avenida Jurandir, no Planalto Paulista, zona sul de São Paulo, há mais de três anos.

A denúncia é do ouvinte da BandNews FM Otelino Bandeira da Silva. Ele mora a 300 metros do local e conta que os veículos foram largados próximo à Alameda dos Guaiós.

Otelino explica que, além de ocuparem espaço, os carros viraram questão de saúde pública. Eles acumulam a água em dias de chuva, criando focos de proliferação do mosquito da dengue.

Na zona leste, um carro abandonado atrás do metrô Guilhermina-Esperança, há mais de quatro meses, atrapalha quem passa pela Praça Tenente Manoel Fernandes Junior, segundo o analista de sistemas Rafael Marcelino.

Em São Paulo, é proibido deixar veículos em vias públicas por mais de cinco dias, de acordo com uma lei municipal.

Quem precisar fazer uma denúncia deve entrar em contato com a prefeitura no telefone 156 ou pelo site sac.prefeitura.sp.gov.br.

O problema é que muita gente não é ou demora para ser atendida, como mostramos em agosto na «São Paulo pra Gente», nossa campanha para mapear problemas e cobrar soluções na capital paulista.

A prefeitura justifica, em nota, que quando uma denúncia é feita, uma notificação é afixada no automóvel e somente após cinco dias úteis, sem providências por parte do responsável pelo veículo, que o carro é considerado abandonado.

Se depois desse prazo o veículo permanecer na mesma situação, aí ele é removido e encaminhado ao pátio da Prefeitura Regional.

Mas, vários procedimentos são feitos antes, como a verificação se o veículo não tem relação com crime, acidente ou furto ou, ainda, se não possui nenhum tipo de pendência judicial.

O abandono de automóveis em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa, no valor de mais de R$ 18 mil.

Em nota, a Prefeitura Regional Vila Mariana informou que os carros abandonados no endereço citado pela reportagem foram etiquetados após a solicitação da BandNews FM.

Sobre o veículo abandonado na Praça Tenente Manoel Fernandes Junior, a Prefeitura Regional Penha diz que será feita uma avaliação e, constadas as irregularidades, as devidas providências serão tomadas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos