Foco

Cadastro de comércios no Google pode agilizar 190

Divulgação

Um assalto, um furto, uma agressão, uma tentativa de estupro. Seja qual for a ocorrência, o 190 é acionado pela população. Mas muitas vezes, a falta de referência ou identificação do local dificulta a polícia chegar ao endereço, já que a vítima não consegue informar com exatidão a localização da ocorrência. Para tentar resolver o problema, a PM adotou o georreferenciamento do Google para agilizar o atendimento.

ANÚNCIO

Porém, há um problema. Apesar de muitos estabelecimentos comerciais estarem cadastrados na ferramenta de pesquisa, os pequenos comércios ainda têm uma presença tímida. Por isso, a PM está sugerindo a estes comerciantes que se cadastrem no Google para que o “mapa digital” seja ampliado e os policiais cheguem rapidamente ao local.

A inscrição é fundamental porque em muitas vias da cidade há placas apagadas ou, muitas vezes, instaladas distante do ponto do crime. Aliado a isso, o nervosismo da vítima pode dificultar a identificação da rua.

Recomendados

Mas tudo isso é facilitado caso a pessoa que ligou consiga identificar o lugar por meio de um comércio, mesmo que desconhecido. “Muitas vezes a pessoa liga para uma denúncia e não sabe a rua onde está. Mas se ela identificar, por exemplo, o nome de um bar e se ele estiver cadastrado no Google, a polícia consegue encontrar por georreferenciamento e chegar com maior rapidez”, explica Bruno Pettan Viegas de Carvalho, 1ª tenente da PM e Chefe de Operações do Copom em Campinas.

Por isso, o tenente ressalta a importância de realizar o cadastro até mesmo para a segurança do local. “É um benefício para a segurança e também comercialmente para o responsável, que será mais visualizado pelo público.”

Os grandes estabelecimentos aparecem no sistema de buscas do Google por apresentarem grande procura pelo público e alta relevância. No caso dos pequenos, há necessidade de o proprietários cadastrar o comércio para que ele seja encontrado pelo sistema.

Para se cadastrar, basta acessar o Google Places ou Google Negócios (https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/).

Tags

Últimas Notícias