Foco

Detran suspende atividades de oficinas de vistoria que aprovavam carros irregulares

Karime Xavier/Folhapress

Após denúncia da Band e da BandNews FM, o Detran suspende as atividades das lojas de vistoria flagradas aprovando veículos irregulares na Grande São Paulo.

ANÚNCIO

Os repórteres Pablo Fernandez e Joana Treptow visitaram algumas oficinas e conseguiram obter os laudos de pelo menos quatro carros que deveriam ser reprovados na capital paulista e no Grande ABC.

Todos os veículos estavam com lâmpadas queimadas, sem itens de segurança, como estepe, triângulo e macaco, e dois deles eram rebaixados – o que é ilegal.

Recomendado:

Leia mais:

Oficinas credenciadas pelo Detran aprovam veículos com irregularidades

As lojas são a Prátika e a Terceira Visão, de Santo André, a Checkmat do Butantã e a Plena Visão da Vila Leopoldina, pertinho de um posto oficial do Detran.

A vistoria para transferência de nome ou de domicílio passou a ser terceirizada em 2015, com o objetivo de prestar um serviço mais ágil, dar mais segurança e, principalmente, acabar com as fraudes no sistema.

O laudo custa, em média, 100 reais.

Em nota, o Detran informa que a Pratika, Checkmat, Plena Visão e Terceira Visão vão responder a processos administrativos e podem ser até descredenciadas.

Segundo o órgão, há quase 300 investigações abertas contra oficinas no Estado e mais de 200 empresas já foram preventivamente suspensas – o que corresponde a 10 por cento do total.

Diz ainda que todas as oficinas contam com câmeras de monitoramento e fiscalização de forma remota, o que facilita a apuração de suspeitas de irregularidades.

Citada na reportagem, a Prátika disse que vai descredenciar a unidade da Avenida Dom Pedro I em Santo André.

A Plena Visão, por sua vez, esclarece que a rede conta com 73 lojas e não compactua com a atitude do funcionário que fez a vistoria; todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas e, segundo a empresa, o caso foi isolado.

Já a Terceira Visão afirma que não sabia das irregularidades praticadas pela unidade e sempre se pautou pela honestidade, qualidade e credibilidade.

A rede pede desculpas aos clientes e parceiros, trata o caso como isolado e diz que vai averiguar as informações para a aplicação de punições previstas em contrato.

A Checkmat informa que o vistoriador foi suspenso e que o fato narrado é absolutamente contrário às orientações e treinamentos.

Procurado pela BandNews FM, o presidente do Detran, Maxwell Borges de Moura, não quis falar com a nossa reportagem.

Tags


Últimas Notícias