Foco

Como agir durante um temporal? Bombeiros respondem e dão dicas de segurança

Betina Carcuchinski/ PMPA

Enchentes, quedas de árvore, trânsito caótico. Esse cenário tem se tornado cada vez mais comum na cidade de São Paulo. Dados do Corpo de Bombeiros apontam que somente no período de 1º a 17 de outubro houve 544 ocorrências causadas por chuva intensa em todo o Estado. Entre elas, 132 quedas de fios energizados — 46 só na capital, com predominância na zona sul —, 40 afogamentos e 128 casos de pessoas presas em elevadores.

ANÚNCIO

Em uma grande cidade como São Paulo, rios e córregos enchem rapidamente, devido a impermeabilidade do solo. O capitão Marcos Palumbo ressalta a importância de não se colocar em situações de risco, mas reconhece que o horário em que mais tem chovido é um empecilho, por ser justamente quando as pessoas estão voltando do trabalho. «Se você sabe que naquele local enche, não fique esperando a água subir. Saia daquele ponto.»

Palumbo também dá algumas dicas para reconhecer o impacto de uma tempestade antes de ocorrer. Uma delas é analisar o índice pluviométrico ao checar a previsão do tempo da região antes de sair de casa, levando em conta que cada milímetro representa a quantidade de litros de água dentro de 1 m². Em média, 30 mm é um índice que já pode causar transtornos.

Recomendados

Outro truque é prestar atenção no barulho dos trovões. «Se você ouvir o trovão depois de 3 segundos que vir o raio, isso significa que ele caiu a 1 km de você, por causa da velocidade do som. Alguns especialistas afirmam que uma distância segura é de 15 km, ou seja, se você ouvir o estrondo após 45 segundos», disse.

No site do Corpo de Bombeiros há uma cartilha sobre como agir durante temporais e como evitar situações de risco. O Metro Jornal destacou algumas dicas que você confere abaixo:

  1. Antes de sair de casa, consulte a previsão do tempo.
  2. Se for passar por locais que frequentemente têm enchentes, procure rotas alternativas.
  3. Se já está em um local seguro, não enfrente a inundação. Uma correnteza de 15 cm de altura é capaz de derrubar uma pessoa.
  4. Só ande pela enchente se for procurar um local seguro. Evite andar próximo a postes de energia, árvores, bancas de jornais ou qualquer local alto, pois eles têm as maiores chances de serem atingidos por um raio. Procure andar próximo aos muros nas calçadas.
  5. Não atravesse ruas alagadas. Há perigo de choque, caso alguma fiação tenha caído na água, e risco de cair em bueiros abertos.
  6. Evite passar por pontes ou passarelas improvisadas.
  7. Se estiver dentro de um carro, fique atento para o nível da água. Se ela estiver cobrindo metade da roda, é um sinal de alerta. Se a água cobrir a roda toda, abandone o veículo.
  8. Quando estiver dirigindo, evite enfrentar a inundação. O limite da água é o nível do escapamento, seja do carro ou da motocicleta.

Previna enchentes

Algumas medidas também podem ser adotadas para evitar tragédias em épocas de chuva. Mantenha limpos os ralos e calhas da sua residência e programe-se para deixar o lixo na rua em horários próximos da coleta seletiva — isso evita que eles fiquem expostos por muito tempo e venham a entupir os bueiros. Também vale ressaltar a importância de não jogar lixo nas ruas. Guarde os resíduos no bolso ou em uma sacola até que encontre uma lixeira.

Locais de risco

Se você não sabe se mora em um local de risco, procure Defesa Civil da sua cidade pelo telefone 199 para se informar. Alguns dos sinais de desabamento são rachaduras nas paredes, no chão do terreno e nos barrancos ou se após chuvas intensas as portas e janelas ficam emperradas. Também vale ficar atento a postes, cercas ou árvores inclinados ou se canos com água de chuva ou de esgoto causarem infiltrações no terreno ou nas encostas. Se durante um temporal a água invadir a sua residência, saia e procure um lugar seguro para se abrigar.

Em casos de emergência

Tente manter a calma e ligue para o 193, o número dos bombeiros. Passe o endereço do local com o nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência.

Tags

Últimas Notícias