Foco

Oficinas credenciadas pelo Detran aprovam veículos com irregularidades

Credenciadas pelo Detran, oficinas responsáveis por vistorias, simplesmente, ignoram irregularidades e aprovam veículos que deveriam ser reprovados na Grande São Paulo.

Utilizando câmeras escondidas, a BandNews FM e a Band visitaram nos últimos dias quatro lojas localizadas na capital paulista e na região do ABC.

Todas aprovaram os carros, mesmo com irregularidades.

Recomendados

Na primeira, os repórteres Pablo Fernandez e Joana Treptow utilizaram um Gol, rebaixado – o que é ilegal – e sem itens de segurança, como estepe, chave de roda, triângulo, além de um farol queimado.

 

A oficina Prátika fica na Avenida Dom Pedro I, na Região da Vila Pires, em Santo André.

O  vistoriador sequer abriu o porta-malas e, ao ser questionado sobre o insulfilm no vidro da frente, ele foi direto.

«Caso você goste de insulfilm na frente tem que tirar e colocar. Problema tem, mas aqui é Brasil, né», disse.

Na mesma loja, dias antes, a BandNews FM conseguiu aprovar um Uno com parte do para-brisa trincado, um farol queimado, sem estepe, triângulo e chave de roda.

Outro veículo utilizado pela nossa reportagem, mais outro Gol, também estava sem os itens de segurança

Ele foi aprovado em duas lojas: na Checkmat do Butantã e na Plena Visão da Vila Leopoldina, pertinho de um posto oficial do Detran.

A vistoria para transferência de nome ou de domicílio dos veículos passou a ser terceirizada em 2015 pelo Detran e hoje custa cerca de 100 reais.

O objetivo era prestar um serviço mais ágil, dar mais segurança e, sobretudo, acabar com as fraudes no sistema – o que parece não ter dado certo. Na prática, as lojas têm autonomia para aprovar ou reprovar os veículos, cabendo ao órgão de trânsito cuidar apenas da documentação e da fiscalização.

Em Santo André, a BandNews FM ainda conseguiu aprovar dois veículos com irregularidades na loja Terceira Visão, da Avenida Dom Pedro I: o Gol levado na primeira oficina e um Focus rebaixado.

O Conselho Nacional de Trânsito estabelece entre os itens que devem ser vistoriados o sistema de iluminação, os pneus, o estepe, eventuais modificações e a autenticidade do veículo.

Em nota, o Detran afirma que qualquer loja flagrada cometendo irregularidades pode responder a processo administrativo, além de ser suspensa por 30 a 90 dias e até ter a licença cassada.

Nos últimos anos, 206 oficinas foram suspensas preventivamente no Estado de São Paulo e 63 perderam o credenciamento.

Segundo o Detran, todas as lojas são monitoradas por câmeras que facilitam a fiscalização de forma remota e as citadas na reportagem serão alvos de inquérito policial.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos