Foco

De Niterói, Luiz Gabriel Tiago é indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2018

O morador de Niterói Luiz Gabriel Tiago, de 39 anos, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2018. A indicação do turismólogo aconteceu por causa de seu projeto “Pontinho de Luz”. Nele, as pessoas fazem um curso, o “Treinamento Gentileza”, que dura 22 horas e custa R$ 633, no qual o empresário tenta despertar o sentimento de empatia nas pessoas – a capacidade de se colocar no lugar do outro e a sentir a dor, a alegria e as angústias alheias.

Quem passa pela formação, se torna um voluntário do projeto e começa a fazer ações para arrecadar doações para famílias de todo o país e do exterior. O próximo curso no Rio será nos dias 21 e 22 de outubro, em Copacabana.

O projeto foi fundado em 2010 e, durante esses sete anos, já arrecadou 500 toneladas de alimentos, ajuda atualmente 90 famílias por mês com cestas básicas, e tem 35 mil voluntários. Além de fornecer alimentos, o “Pontinho de Luz” entrega remédios, fraldas e qualquer tipo de mantimentos para quem precisa.

Recomendados

Luiz Gabriel, ou o “Senhor Gentileza”, como é conhecido nas redes sociais, foi indicado ao prêmio pelo jurista Celio Celli de Oliveira Lima, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Barra da Tijuca, que participa do projeto desde o início do ano.

Inspiração

O nome do treinamento foi inspirado no “Profeta Gentileza”, que morreu em 1996, e costumava transitar pelas ruas do Rio escrevendo frases inspiradoras em muros e viadutos da cidade. A mais famosa delas é “Gentileza gera gentileza”, que resume a rede de solidariedade criada por Luiz Gabriel.

Para ser atendida pelo projeto, a família deve se inscrever no Facebook do “Pontinho de Luz”. O grupo visita essa família para conhecer suas necessidades, e ela é colocada em uma fila de espera. “É muito comum as famílias falarem que não vão precisar em determinado mês porque alguém conseguiu um trabalho e tudo mais. Eles são muito honestos com a gente. Quando uma família sai, a gente abre a vaga para outra, pois só temos condições de atender a 90 por mês – 62 no Rio e 28 em São Paulo”, conta Luiz Gabriel.

O anúncio do resultado do Prêmio Nobel de 2018 está previsto para o fim do ano que vem. Normalmente, há cerca de 300 indicados em cada uma das cinco categorias. A lista com os finalistas deve ser divulgada em março. Um brasileiro jamais ganhou o prêmio. Este ano, uma das indicadas é a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que dá o nome à Lei Maria da Penha. metro rio e bandnews fm

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos