Foco

Operação Hipócritas cumpre mandados em Valinhos

A “Operação Hipócritas” deflagrada pela Polícia Federal contra fraudes em perícias médicas cumpriu seis mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva em sua segunda fase nesta segunda-feira, iniciada coleta de provas do envolvimento desses novos suspeitos e empresas identificadas.

Uma das ações foi realizada em Valinhos, quando uma pessoa foi levada para a sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos.

A investigação desvendou o funcionamento de uma rede criminosa que atuava em perícias médicas e processos trabalhistas, que funciona da seguinte maneira: o trabalhador diz ser portador de uma doença ocupacional ou que sofreu um acidente de trabalho. O juiz nomeia um médico de confiança para atuar com perito. As partes do processo podem indicar um outro médico para atuar como assistente desse perito. Na investigação, foi constatado que alguns médicos assistentes eram financiados pelas empresas envolvidas nos processos e ajustavam o pagamento de vantagens indevidas aos peritos. Entre os alvos está uma médica de Sorocaba que vinha sendo nomeada perita pela Justiça em substituição a peritos investigados na primeira etapa da operação.

A primeira fase da operação aconteceu em maio do ano passado e também atingiu cidades da região de Campinas, alcançando empresas multinacionais que participavam de esquemas há pelo menos sete anos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos