Foco

Saúde faz bloqueio após morcegos com raiva serem achados em 2 bairros de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas (interior de São Paulo) está fazendo ações de bloqueio contra a raiva no distrito de Barão Geraldo e no Parque Santa Bárbara. Em Barão foram encontrados seis morcegos com o vírus da raiva, em diferentes pontos: na Unicamp, Cidade Universitária II, Jardim Aruã e no bairro Village. Já na área do Parque Santa Bárbara foi encontrado um morcego com raiva. O trabalho vai até o dia 12 de setembro.

De acordo com a Saúde, as equipes dos centros de saúde orientam sobre a doença e tem ainda a incumbência de levantar o número de cães e gatos existentes em cada imóvel visitado e verificar as carteirinhas de vacinação.

Os moradores são orientados sobre o que fazer ao encontrar um morcego com comportamento anormal, caído no chão, voando durante o dia ou pendurado em local não habitual e que receba incidência direta de raios solares. A primeira medida é afastar crianças e animais da área e acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo telefone (19) 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes horários, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, que funciona 24 horas.

Recomendados

Visitas

Em Barão Geraldo serão visitados mais de quatro mil imóveis. O trabalho começou nesta semana e segue até o dia 12 de setembro. Já no Parque Santa Bárbara, a ação começa hoje e vai até sexta-feira. Para facilitar o trabalho dos funcionários da Saúde, é importante que os moradores das áreas visitadas deixem as carteirinhas dos cães e gatos separadas para que fique mais fácil apresentá-las no momento da abordagem dos agentes de saúde e controle ambiental.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos