Foco

Estudantes de escolas municipais de Campinas estão sem material até agora

Depois do deficit de professores, como mostrou reportagem de ontem do Metro Jornal, a Rede Municipal de Ensino de Campinas vem sofrendo com um outro grave problema. Desde o início do ano, alunos estão sem receber material escolar.

Alegando dificuldades financeiras, a Prefeitura de Campinas não conseguiu  realizar a compra do kit – composto por caderno, lápis, borracha, caneta, régua e estojo.

A reportagem apurou que algumas poucas escolas receberam o material, mas apenas aquele que sobrou do ano passado. A grande maioria das escolas, no entanto, não foi abastecida com o kit até agora.

Recomendados

A rede é formada por 169 escolas de Educação Infantil, 45 de Ensino Fundamental, além de 44 entidades conveniadas. Juntas, atendem 68.335 alunos.

Em nota oficial, a Secretaria de Educação admite o problema. Diz que “em razão do momento econômico, a prefeitura fez uma readequação em todos os seus contratos inclusive no referente à compra de material escolar”.

A nota continua dizendo que para este ano de 2017, a Administração fez adesão a uma ata do Governo Federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), pela qual é possível a aquisição dos materiais por um valor até 75% mais barato.

O problema é que o processo está em tramitação, segundo informa a própria prefeitura.

A Secretaria de Educação, diz que garantiu a distribuição do material “aos alunos das unidades com alta vulnerabilidade social”.

CPI

O vereador Pedro Tourinho (PT) iniciou ontem coleta de assinaturas para instalação de uma CPI (Comissão  Parlamentar de Inquérito) para apurar a falta de merenda nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Temos dezenas de relatos de mães dizendo que não há alimento para as crianças”, diz. “Nas unidades onde há, as direções estão fazendo racionamento. Uma maçã chega a ser dividida em 4”, revela. “Uma mãe contou que o filho não recebe bolacha desde junho”, acrescenta o vereador.

Outros três vereadores – Mariana Conti (Psol), Marcelo Oliveira (PSD) e Nelson Hossri( Podemos) – denunciaram a falta de merenda nas escolas A prefeitura informou  que está trocando o fornecedor e que o cardápio foi alterado. Garantiu, no entanto, que alimentos foram substituídos por itens de mesmo valor nutritivo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos