Foco

Petição quer o fim de parklets em Campinas e propõe saída

Parklet instalado na Rua Coronel Quirino. no Cambui Denny Césary/Código 19

O projeto de instalação de parklets em Campinas que começou no Cambui a partir de uma polêmica parceria entre a iniciativa privada e a Emdec – a empresa que disciplina o trânsito na cidade – ganhou no domingo (6) um novo componente.

ANÚNCIO

Entrou no ar uma petição online, em que os organizadores sugerem uma alternativa que, segundo eles, iria beneficiar tanto comerciantes quanto os cidadãos.

A petição quer que, ao invés de espaços reservados em frente aos estabelecimentos comerciais para lazer e conforto de frequentadores, a prefeitura promova o alargamento das calçadas. “Assim, teremos mais espaço para o pedrestre e, certamente, maior movimento nos bares e restaurantes”, aposta o produtor de video Frederick Montero – o idealizador da petição.

Recomendado:

“Na verdade, estou propondo uma terceira via. Muita gente é contra o parklet; muita gente a favor. Acho que a medida que eu proponho, agrada a ambos os lados”, afirma.

O movimento foi iniciado no domingo e vai ficar no ar por algumas semanas. O resultado será protocolado na prefeitura. “Se isso der certo, vamos propor que seja feito em outras ruas e não apenas do Cambui”,  acrescenta.

O conceito de parklet surgiu nos Estados Unidos com a ideia de transformar em mini praças de convívio, espaços antes ocupados por uma ou duas vagas de estacionamento.

O projeto piloto em Campinas foi implantado em frente ao Bar Cenário, na rua Cel. Quirino. Em geral, o espaço avança sobre áreas de estacionamento da rua e é isolado por floreiras ou bancos. No caso do Cambui, são oferecidas mesas, cadeiras e guarda-sol.

A Emdec garante que a iniciativa não interfere na circulação das pessoas e que o espaço é aberto ao público em geral e apenas não restrito aos frequentadores do bar. O custo, de R$ 20 mil, teria sido coberto integralmente pelo comerciante.

A Emdec informa que o projeto no Cambui será avaliado por seis meses. A partir daí será elaborado um  regramento. A ideia é disseminar  parklets para outras regiões da cidade. Esse tipo de equipamento já está em funcionamento, por exemplo, em Jundiaí e em São Paulo.

Tags


Últimas Notícias