Foco

Universidade Federal do Paraná terá bancas para cotistas antes da 1a fase

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) anunciou nesta quarta-feira mudanças para o vestibular deste ano. Ao contrário do processo seletivo 2016/17, a seleção de 2017/18 vai realizar bancas de validação de autodeclaração (para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) antes da primeira fase do vestibular, e não depois da divulgação dos aprovados na segunda fase.

Segundo a UFPR, a decisão visa permitir que os candidatos cujas autodeclarações sejam invalidadas possam trocar de categoria de concorrência – disputando uma vaga na concorrência geral, por exemplo.

As inscrições para o vestibular começam no dia 16 deste mês e vão até 14 de setembro pelo site www.nc.ufpr.br. A prova da primeira fase do vestibular será aplicada no dia 29 de outubro.

Recomendados

Com isso, as bancas para cotistas vão acontecer de 9 a 20 de outubro. Elas  serão específicas e vão trabalhar simultaneamente.

A banca de validação das autodeclarações de pretos e pardos fará a avaliação pelo fenótipo, ou seja, com base em critérios de cor da pele, textura do cabelo e aspectos faciais, combinados ou não.

Já a banca para inscritos às vagas destinadas a pessoas com deficiência vai avaliar os laudos médicos apresentados. Por fim, os candidatos inscritos como indígenas terão – pela primeira vez – uma banca exclusiva, que vai fazer a avaliação com base na documentação apresentada.

Metade das 5.524 vagas é para cotistas, sendo 50% delas para candidatos com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo por mês.

Outra mudança no vestibular 2017/18 é a adoção de um número máximo ‘único’ de convocados para a segunda fase, que será igual ao triplo do número de vagas ofertadas para cada curso.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli, a medida tende a reduzir o número de provas discursivas a serem corrigidas, o que contribuirá para melhorar a qualidade das correções. Medicina, por exemplo, convocava um número de candidatos equivalente a cinco vezes o número de vagas e a classificação dos candidatos praticamente não se alterava de uma fase para outra.

“Essas são medidas muito importantes, pois vão aperfeiçoar o processo seletivo da UFPR e aumentar a imunidade a fraudes”, disse o reitor Ricardo Fonseca.  

Sobre o vestibular 2017/18:

• Inscrições. De 16 de agosto até as 23h de 14 de setembro somente pelo www.nc.ufpr.br

• Taxa. R$ 120 para candidatos e R$ 119 para treineiros (é possível pedir isenção)

• Vagas. 5.524 (4.734 para o 1o semestre e 790 para o 2o) em 119 cursos

• Divisão das vagas. 50% para a concorrência geral e 50% para cotas

• Bancas para cotistas.  Será de 9 a 20 de outubro para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência

• Provas. 1a fase dia 29 de outubro e 2a fase nos dias 26 e 27 de novembro

• Sisu. Além do vestibular, são outras 1.241 vagas de ingresso via Sisu (ainda sem edital), com base nas notas do Enem

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos