UFABC salta 4 posições em ranking de universidades

Por Cadu Proieti - Metro ABC

Levantamento feito pela THE (Times Higher Education), entidade dos Estados Unidos que se tornou tradicional avaliadora de universidades em todo o mundo, coloca a UFABC (Universidade Federal do ABC) como a 14ª melhor instituição de ensino universitário da América Latina, quatro posições acima da que se encontrava no ano passado, em 18ª.

Em âmbito nacional, a UFABC subiu uma posição de um ano para outro e está no estudo atual como a 8ª melhor do Brasil e a 4ª entre as federais brasileiras mais bem avaliadas.

É apenas a segunda vez que a THE divulga um ranking avaliando somente universidades latino-americanas. As instituições de ensino são julgadas por quatro quesitos: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Sobre a UFABC, o estudo diz que a entidade da região possui três valores interdisciplinares de excelência:  rigor, criatividade e inclusão social. “É a única instituição brasileira que só contrata acadêmicos com doutorado”, diz a análise.

Em outro trecho, a pesquisa diz que a universidade do ABC possui “admissões extremamente competitivas” e que a instituição faz “avanços para aceitar estudantes de origens minoritárias e comunidades mais pobres”.

A avaliação da THE também destaca que em 2011 a UFABC foi a única universidade do país com fator de impacto em publicações científicas acima da média mundial. “Está envolvida em pesquisas com o Large Hadron Collider (Grande Colisor Elétron-Pósitron ou acelerador de partículas) e a Organização Europeia de Pesquisas Nucleares, e colabora com o Instituto Max Planck (da Alemanha), a Universidade Paris Sud 11 (da França), os Laboratórios Acústicos Nacionais Australianos e o Instituto Nacional de Ciência de Materiais no Japão, entre outras pesquisas e institutos”, diz a análise.

Reitoria

A reitoria atribuiu a ascensão da UFABC no ranking da THE especialmente à associação de dois fatores:  a abordagem interdisciplinar de seu modelo acadêmico para ensino e pesquisa e a qualidade e capacitação do grupo de docentes, formado integralmente por doutores.

“Destacamos que a UFABC manteve excelente desempenho em citações, evidenciando que, mesmo como instituição jovem, possui grande potencial para consolidar uma reputação internacional”, diz a nota divulgada pela reitoria.

A universidade federal da região completou uma década de existência no ano passado. Ela foi inaugurada em 2006, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e hoje conta com dois campi (Santo André e São Bernardo).


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo