Foco

Ranking coloca Unicamp como 1ª da América Latina

Arquivo/Reuters

ANÚNCIO

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) superou a USP (Universidade de São Paulo) pela primeira vez e ocupa agora o 1º lugar entre as universidades da América Latina, segundo o ranking da publicação britânica THE (Times Higher Education) divulgado ontem. A USP ficou na segunda posição. Foram avaliadas 81 instituições.

ANÚNCIO

O levantamento avaliou 13 indicadores de desempenho em segmentos de ensino, pesquisa, grau de internacionalização e transferência de conhecimento. A Unicamp apresentou nota de 87,9 pontos, enquanto a USP ficou logo abaixo com 87,5 no geral.

“Enxergamos esse resultado com alegria e orgulho. Ainda mais nesse momento em que todos sabem que temos uma dificuldade financeira. Isso reforça a importância da universidade, que é um patrimônio de Campinas e do Brasil”, comentou o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

A universidade deve fechar o ano com um deficit de R$ 250 milhões, já que a arrecadação se compara a de 2008 e os gastos cresceram 32% daquele ano para os dias atuais. “Nosso desafio é conseguir manter essa posição e qualidade em um cenário ruim. Temos que modernizar nossa gestão, mudar nossos processos, otimizar recursos e buscar novas fontes de investimento”, completa.

O Brasil foi destaque no levantamento. Entre as 10 melhores universidades, cinco são do país. Além das duas primeiras, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) ficou na 7ª colocação, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi a 8º e a PUC do Rio de Janeiro foi a 9ª colocada no estudo.

O ponto negativo foi que houve queda no número de universidades brasileiras entre as 50 primeiras colocadas. No ranking do ano passado, foram 23 listadas, mais do que as 18 desse ano. Segundo a publicação, 20 universidades do país baixaram suas posições apesar de terem aumentado as notas. Isso ocorreu em razão da evolução de concorrentes.   

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias