Já estão instaladas as últimas duas vigas do monotrilho da Linha 15, na zona leste de São Paulo, que faz parte do projeto de expansão do metrô na Capital. É a última etapa antes da fase de testes do trecho entre Oratório e São Mateus.
As oito estações desse trajeto deverão ficar todas prontas e entrar em operação até março de 2018, de acordo com o cronograma do Metrô. Mas ainda falta licitar a estação do Jardim Iguatemi.
O problema, no entanto, é o trecho projetado para ir de lá até Cidade Tiradentes. Ali, as obras estão interrompidas sem previsão de retorno e dependem de desapropriações, que deverão ser feitas pela prefeitura e sequer foram iniciadas.
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O secretário dos Transportes Metropolitanos afirma que a gestão de Fernando Haddad, do PT, previa mais obras, como um corredor de ônibus e o alargamento das pistas na região, e isso tornaria o monotrilho mais caro; agora, o governo vai discutir mudanças com a administração de João Doria, do PSDB.
A Linha 15 do monotrilho tem um orçamento estimado em R$ 4,5 bilhões.
Hoje, o monotrilho funciona apenas entre Vila Prudente e Oratório, com cerca de 18 mil passageiros transportados por dia.
Quando a linha estiver operando, em março do ano que vem, esse número deverá chegar a 300 mil usuários do transporte, segundo estimativas do próprio Metrô.