Foco

Veja quais são as doenças mais comuns no frio e como evitá-las

Com as temperaturas cada vez mais baixas, o frio chegou de vez na maior parte do país. Em São Paulo, a tarde de terça-feira (18) foi a segunda mais fria em 13 anos e os próximos dias prometem ser gelados. Por isso, é preciso redobrar o cuidado para não contrair doenças típicas dessa época.

Você sabe quais são essas doenças? Quais hábitos deve mudar para evitá-las? A reportagem do Metro Jornal conversou com o Dr. Frederico Fernandes, da APM (Associação Paulista de Medicina), que fala sobre doenças típicas do inverno e dá dicas de cuidados que devem ser tomados quando as temperaturas despencam.

Doenças comuns causadas no frio

Segundo o Dr. Frederico Fernandes, o tempo mais frio e seco do inverno, aliado a lugares cheios e fechados, contribuem para a queda da defesa no sistema respiratório. Isso faz com que infecções respiratórias sejam frequentes nessa época do ano. E, geralmente, são os vírus que estão por trás delas.

Recomendados

«Infecções virais podem ser causadas tanto por vírus leves, gerando resfriados, quanto por outros mais graves, causando a gripe», explica.

A complicação de resfriados e gripes pode contribuir para o surgimento de doenças causadas por bactérias. Nesse caso, a pneumonia e a sinusite são os males mais típicos, segundo o Dr. Fernandes. Há ainda as crises de asma e bronquite, que se tornam mais são comuns em épocas de frio.

Além de doenças respiratórias, o inverno também aumenta a ocorrência de casos ligados ao sistema cardiovascular. Nessa estação, mais pessoas têm infarto e derrame por conta das temperaturas frias.

«Ainda se discute qual a causa disso, mas o argumento apresentado é que o gasto energético necessário para manter a temperatura do corpo é maior no inverno. Dessa forma, isso acaba sobrecarregando o sistema cardiovascular», explica o Dr. Fernandes.

Diferença entre rinite e sinusite

Para quem confunde essas duas «ites»,  o Dr. Fernandes explica a diferença.

A rinite é uma inflamação da cavidade nasal, que leva a coriza e irritação no nariz. Geralmente, ela tem fundo alérgico e não está, necessariamente, relacionada a mudanças climáticas.

Já a sinusite é um problema da drenagem das cavidades que existem dentro da estrutura óssea do rosto, chamadas de «seios da face», gerando acúmulo de secreção. Esse acúmulo favorece a proliferação de bactérias.

Quando isso acontece, a pessoa apresenta os sintomas da sinusite, como catarro esverdeado, dor na face e febre. O caso pode complicar, levando ao quadro de sinusite crônica. Em situações assim, é preciso um tratamento prolongado ou, até mesmo, cirurgia.

Recomendações para se proteger

Há grupos que estão mais vulneráveis a ter doenças no inverno, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. No entanto, todos estão expostas às doenças e não dá para arriscar a saúde em tempos mais frios.

Todos os hábitos que levam à redução da imunidade e da proteção podem aumentar a exposição às doenças no inverno. Por isso, é importante ter alguns cuidados extras e seguir as recomendações médicas. Veja:

  1. Se proteger do frio – usar roupas quentes e adequadas às baixas temperaturas é uma forma de se proteger das doenças mais comuns nos dias frios;
  2. Evitar locais fechados e cheios – esses locais são mais propensos à propagação de doenças;
  3. Evitar levar as mãos ao nariz, boca e olhos – contato com o vírus geralmente acontecem através das mãos. Por isso, é importante evitar ao máximo coçar olhos, nariz ou boca;
  4. Higienizar as mãos frequentemente – manter as mãos limpas é importante para evitar a propagação de doenças, no caso você ter sido exposto a elas;
  5. Se manter hidratado – o ressecamento do sistema respiratório diminui a capacidade de defesa dele, então se hidratar é importante para evitar doenças nessa época
  6. Vacinação – a vacinação também é uma forma eficaz de se proteger dos vírus
  7. Alimentação regulada – se alimentar bem é essencial para manter o organismo forte e saudável. Só assim, ele poderá combater as doenças, caso você seja exposto a alguma delas;
  8. Contato com pessoas doentes – evite ao máximo o contato com pessoas que tenham doenças que se propagara pelo ar. Caso esse contato seja necessário, proteja-se com roupas adequadas.

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos