Dez aplicativos que podem ajudar (e muito) seu dia a dia em Porto Alegre

Por Carolina Santos
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Dez aplicativos que podem ajudar (e muito) seu dia a dia em Porto Alegre

O cotidiano de uma capital é intenso. São milhares de pessoas se transportando diariamente, problemas a serem resolvidos em todas as regiões da cidade e muita paciência para resolvê-los. Os aplicativos, esses seres que habitam os telefones celulares, podem ser úteis no dia-a-dia, seja para informações úteis como dias de coleta de lixo ou até mesmo soluções mais complexas como uma transferência bancária. É nessas horas que o app auxilia a vida das pessoas.

“É natural que os aplicativos façam com que você use melhor a cidade”, afirma o professor universitário André Pase, doutor em comunicação digital pela PUCRS (Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul). “Quando você tem rotinas rápidas e não consegue tempo para acompanhar um serviço, [com os aplicativos] você consegue ir além de barreiras físicas e acompanhar melhor”, diz.

Em março, a Prefeitura de Porto Alegre lançou o aplicativo #EuFaçoPoa, que reúne serviços de áreas como saúde, segurança, educação e transporte público. O usuário pode tanto verificar se um carro é roubado como verificar o andamento de consultas no SUS (Sistema Único de Saúde). O diretor técnico da Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), Michel Costa, um dos principais responsáveis pelo projeto, afirmou que o processo de inovação da prefeitura seria gradativo e permanente a partir do lançamento do app. A reportagem do Metro Jornal tentou contato com Costa para maiores informações sobre as projeções da companhia para o futuro da inovação na capital, mas não obteve retorno.

Pase acredita na facilidade trazida pelos aplicativos. “[É uma solução] prática, como se o cidadão tivesse um passe pra serviços específicos do governo, em qualquer alçada”, diz. Porém, o professor pondera quanto à efetividade desse serviços.“Quando você implanta uma coisa, realmente tem que ficar o pé. Não basta simplesmente abrir o serviço e não fazer mais nada. Tem o trabalho da gestão de encaminhar e mantê-lo, fazendo com que esse serviços dê ganhos”, analisa. “Isso não vem fácil, tem que ser a longo prazo”, conclui. 

Fiscaliza Tu

Recebe avaliações e denúncias sobre o transporte coletivo da capital, tanto de usuários quanto de rodoviários.

Capester

Recebe registros de infracções no trânsito em vídeos, que são enviados para a EPTC através do sistema do app, para que o órgão tome medidas se necessário.

Moovit

Auxilia o usuário com informações sobre horários e rotas de linhas de ônibus. Também traz as paradas mais próximas do usuário de acordo com sua localização

Vah

Compara tarifas de táxi, Uber e Cabify, estimando qual serviço traz o preço mais em conta para a rota do passageiro.

Colab

Permite que o cidadão relate sobre problemas da da cidade, como buracos em vias, lâmpadas apagadas e limpeza urbana. As ocorrências são recebidas pela prefeitura.

WiFiPOA

Indica pontos de rede wi-fi gratuitas na capital, porém não garante o funcionamento dessas redes.

#EuFaçoPOA

Permite acesso direto aos serviços do município em áreas como segurança, saúde, educação e transporte em um só app. O serviço Detetive Cidadão, pemite verificar se a placa de um carro é roubada. É possível também buscar as consultas solicitadas em postos de saúde. Além disso, pode-se verificar a localização de todas as escolas municipais da cidade.

Waze

Indica rotas para guiar os motoristas e permite que sejam compartilhadas informações sobre tráfego, acidentes e buracos na via.

BikePoA

Permite acessar o sistema de aluguel de bicicletas Bike PoA. São 40 estações e cerca de 400 bicicletas disponíveis. Todas as estações possuem rede wi-fi.

ColetaTri

Informa sobre os dias e horários de coleta domiciliar de lixo orgânico.

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