Foco

Projeto prevê entrada de animais nos hospitais públicos de SP

Um projeto que prevê a liberação da entrada de animais de estimação nos hospitais públicos da cidade de São Paulo está tramitando na Câmara Municipal. O objetivo é permitir que os pets possam visitar os pacientes internados.

De acordo com o vereador Rinaldi Digilio (PRB) , responsável pelo projeto, a ideia é liberar o acesso de todos os animais domésticos, e não somente cães e gatos. Ou seja, periquitos, hamster e coelhos, por exemplo, também estarão liberados para entrar nos hospitais se o projeto for aprovado.

Digilio ressalta que o animal deve estar com os comprovantes de vacinação em dia e higienizados para poder entrar.

Recomendados

O projeto de lei não obriga que todos os hospitais de São Paulo autorizem a entrada e sim, garante que aqueles que querem receber, o façam com base legal e segurança jurídica.

Desde 2009, o hospital particular Albert Einsten permite a entrada de animais domésticos com as mesmas normas estabelecidas no projeto e, em alguns casos, autoriza até a permanência do pet com o seu companheiro e amigo.

Estudos de ONGs como o Patas Therapeutas mostram que o paciente, ao receber a visita de um animal, tem liberação de neurotransmissores hormonais responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar como a endorfina, a dopamina e a oxitocina, além da diminuição da liberação do cortisol, que é o hormônio do estresse.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos