Foco

Aplicativo premia motociclistas que respeitam velocidade em SP

Um aplicativo que premia motociclistas que andam dentro dos limites de velocidade pode ajudar a melhorar a segurança no trânsito na cidade de São Paulo. Os condutores que usam o AISA 9 somam pontos, que podem se usados para resgatar prêmios, como capacetes, jaquetas e outros acessórios. O AISA 9 permite ainda que seus usuários informem as condições de vias da cidade em tempo real, mapeando as ruas que têm buracos ou outros problemas que atrapalhem o tráfego.

Na noite da última terça-feira (27), o aplicativo foi apresentado à Câmara Municipal de São Paulo para uma possível parceria com a Prefeitura. A ferramenta foi apresentada ainda para os secretários do Executivo e agora será analisada pela Secretaria de Inovação e Tecnologia. O objetivo da parceria é que o aplicativo auxilie em políticas públicas voltadas à conscientização no trânsito na capital paulista.

Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontam que 50% das vítimas de acidente de trânsito na cidade de São Paulo, em 2016, eram motociclistas. Para o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, que esteve na apresentação, iniciativas como esta podem contribuir para maior segurança do trânsito na cidade. O AISA 9 possibilita ainda que os usuários reportem problemas nas vias, como a presença de buracos, desnivelamentos ou bueiros abertos, além de agilizar o pedido de socorre médico em caso de acidente, através de uma integração com o sistema de resgate.

Recomendados

Caso seja implementada pela Prefeitura, a tecnologia terá custo zero para os cofres públicos. Isso porque os gastos com o desenvolvimento da ferramenta e também com os prêmios que são retirados pelos motociclistas são custeados através de parcerias com empresas da iniciativa privada.

De acordo com Luiz Artur Cane, um dos desenvolvedores do aplicativo e presidente do MBM (Movimento Brasileiro de Motociclistas), o AISA 9 é focado na melhoria da segurança dos condutores de motos. «Começamos a desenvolver o aplicativo em 2014 e já apresentamos o projeto em Brasília e também na ONU. A tecnologia é inédita, funciona em outros países e está em fase de avaliação. Nossa expectativa é que a parceria com a Prefeitura seja fechada em breve», conta.

“Oferecemos essas informações dos bons pilotos e riscos das vias para que sejam feitas correções de infraestrutura”, explicou Sérgio Biancardi, responsável pelo aplicativo que esteve na reunião da Câmara para apresentar o projeto.

Prêmios

Os motociclistas que usam o AISA 9 somam pontos, que podem se usados para resgatar prêmios. Além de capacetes, jaquetas e acessórios, os usuários do AISA 9 podem levar uma prêmio ainda maior. «Vamos entregar uma moto 0km para o motociclista que tiver um comportamento positivo no trânsito e ficar em primeiro lugar no ranking», diz Cane.

Para entrar na disputa, os condutores precisam melhorar a colocação no aplicativo. E para isso, ser consciente e participativo ajuda a subir no ranking.  Ações como conduzir a moto dentro dos limites de velocidades e reportar problemas nas vias ajudam o usuário a obter mais pontos

Como a versão atualizada do AISA 9 é recente, há motociclistas que ainda duvidam das premiações. «Temos casos de condutores que não retiraram os prêmios por achar que era alguma brincadeira ou que não eram real», conta. Mas as incertezas vão ficando para trás conforme os motociclistas conhecem melhor o aplicativo. Hoje a ferramenta, que funciona em Android já conta com 1,2 mil downloads. A expectativa é de ampliar o acesso para iOS.

Confira o vídeo e saiba como pontuar usando o aplicativo:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos