Foco

Usuários voltam para local próximo da antiga Cracolândia

Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Usuários de drogas que há exatamente um mês foram retirados da Alameda Dino Bueno, onde ficava a região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, transferiram-se no fim da noite dessa quarta-feira (21) para a Alameda Cleveland, próximo à Rua Helvétia, ao lado do antigo local.

ANÚNCIO

O grupo estava concentrado na Praça Princesa Isabel desde o dia 21 de maio, quando a Prefeitura e a Polícia Militar, numa megaoperação, retiraram as barracas e desfizeram os pontos de venda e consumo de drogas existentes na Alameda Dino Bueno.

Nesta manhã de quinta-feira, a Praça Princesa Isabel está vazia e tomada de muito lixo.

Recomendados

Dependentes químicos ouvidos pela reportagem da Rádio Bandeirantes afirmam que decidiram sair da praça Princesa Isabel por uma série de fatores.

Leia mais:

Asfalto da rua Helvétia revela fragmentos de vidas que se perderam na Cracolândia
Retorno de dependentes não altera trabalho na Cracolândia, diz Prefeitura de SP

 

Entre eles estão a forte presença de policiais, a dificuldade para montar barracas e para conseguir alimentação e também a sujeira que, normalmente já é grande, mas que, por causa do barro, em dias de chuva, fica ainda pior.

Alguns destes viciados, no entanto, avaliam que será difícil permanecer na esquina da Alameda Cleveland com a Rua Helvétia, porque foram avisados que a PM e a GCM não vão permitir.

Eles estão concentrados em uma praça que já foi ocupada pelos dependentes e foi revitalizada na gestão Haddad.

O Policiamento Militar está na mesma região para onde os dependentes químicos voltaram. Algumas ruas foram fechadas pela PM, que não soube explicar ainda o porquê da migração dos usuários. Não houve registro de confrontos até o início da manhã desta quinta-feira.

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Mágino Alves, afirmou que a pasta vai acompanhar a movimentação dos usuários.

Em entrevista à BandNews FM, o Secretário disse que a prefeitura, por meio da Guarda Civil Metropolitana, já está desmontando algumas barracas que foram montadas novamente na Praça Júlio Prestes.

“Nós não permitiremos que as barracas sejam montadas novamente, com isso, a gente vai impedir que o tráfico de entorpecentes ocorra ali livremente”.

Mágino Alves informou que desde o dia 21 de maio, data da primeira operação na região, 144 pessoas foram detidas – 130 adultos presos e 14 adolescentes apreendidos.

Além disso, a polícia encontrou 60 kg e 10 litros de drogas variadas.

Tags

Últimas Notícias