Foco

Paraná cria plano para controlar poluição do ar

Em solenidade realizada nesta segunda-feira no Palácio Iguaçu, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), apresentaram o Proepar (Plano Estadual de Controle da Poluição do Ar e de Proteção da Atmosfera). O plano pretende aprimorar o controle de emissões de poluentes que vão em direção à atmosfera. O plano foi assinado pela governadora em exercício Cida Borghetti.

“Com o plano em prática, o Paraná terá padrões mais rígidos para o controle da qualidade do ar e será o segundo Estado do País a iniciar os trâmites para atender os padrões da Organização Mundial da Saúde”, afirmou Borghetti.

Os padrões do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) são usados como referência atualmente no Paraná, e são menos restritivos que o necessário, não representando a condição de qualidade do ar para a saúde humana de forma devida. O Estado tem como objetivo atender os padrões da OMS (Organização Mundial da Saúde), buscando padronizar de forma mais restrita a emissão de substâncias e gases poluentes nas diversas atividades econômicas e industriais.

Recomendados

O Proepar (Plano Estadual de Controle da Poluição do Ar e de Proteção da Atmosfera) também irá regulamentar a ampliação da rede de monitoramento da qualidade do ar, que é administrada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O processo terá R$ 6 milhões em investimento, ampliando as estações de 8 para 14. O governo do Estado vai implantar as estações de Paranaguá, Foz de Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina.

Modelo

“Este é um projeto que serve de modelo para o País, pois temos a possibilidade real de medir a qualidade do ar e adotar soluções rapidamente, caso detectemos alguma variação”, afirma o diretor-presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

O plano dá sequência aos avanços do Paraná na gestão e monitoramento da qualidade do ar e emissão atmosférica.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos