Foco

Cresce pedidos de vagas em creches de Campinas na Defensoria

O número de processos em andamento na Defensoria Pública por falta de vagas em creches em Campinas cresceu no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram feitos 1.441 pedidos entre janeiro e maio de 2017, 63 a mais do que o mesmo período em 2016.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 7.584 estão em fila de espera por vagas. Atualmente, 42.170 crianças estão matriculadas em creches do município.

A diarista Fabiana Aparecida, que mora no bairro Xangrilá, tenta matricular seu filho de dois anos na creche Abraço Solidário, no Jardim Miriam, desde o início do ano. Ela entrou com recurso contra a prefeitura, mas a creche disse que a fila de espera é grande e que não haveria vaga este ano. “Preciso trabalhar, então minha outra filha, que está no último ano do ensino médio, precisou parar de estudar para ajudar com os cuidados dele”, desabafa.

Recomendados

Já a auxiliar administrativa Gabriela Souza, conseguiu vaga para a filha de dois anos numa creche do município, após entrar com pedido pelo Conselho Tutelar – que a encaminhou para Defensoria Pública. “No ano passado tentei conseguir vaga para ela e disseram que eu teria que ir para a fila de espera”, explica. “Fui ao Conselho Tutelar, que me encaminhou para a Cidade Judiciária”. Um mês depois, a administradora conseguiu a vaga para a criança.

De acordo com a Secretaria de Educação do município, a prefeitura planeja construir, em alguns bairros campineiros, novas creches no ano que vem, com o objetivo de amenizar o deficit de vagas. O São Luiz, Abaeté e o distrito de Nova Aparecida devem receber cerca de mil vagas.   

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos