Foco

Vermelho ilumina São Paulo por doadores de sangue

Para incentivar a doação de sangue, prédios e monumentos foram iluminados nesta quinta-feira de vermelho e ficarão com essa cor durante todo este mês, no tradicional  Junho Vermelho.

Em São Paulo, espaços como o  Memorial da América Latina, a Sala São Paulo, a Assembleia Legislativa e o Palácio dos Bandeirantes já receberam a luz vermelha.

A campanha, que faz parte do Movimento Eu Dou Sangue, começou em 2011 e procura conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

Recomendados

A Fundação Pró Sangue precisa de doações com urgência, já que os estoques estão 60% abaixo do esperado. 

As reservas dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A- estão em estado crítico, ou seja, têm quantidade suficiente para abastecer os hospitais somente por dois dias. Os tipos B+ e B- estão em estado de alerta.

A campanha também procura preparar os estoques para o mês de julho, que costuma ter uma maior demanda por conta dos acidentes durante as férias.

Segundo uma das fundadoras da Movimento Eu Dou Sangue, Debi Aronis, é preciso que a população se conscientize para que a doação “seja um hábito permanente no Brasil”.

Durante os meses mais frios é comum que o número de doações diminua. O maior número de dias chuvosos e de feriados também colabora com essa queda de doadores e, consequentemente do estoque, de  acordo com as idealizadoras do movimento.

No dia 14 deste mês é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a fundação fará uma campanha ainda mais forte.  As doações, porém, podem ser feitas nos postos em qualquer dia.

Onde doar

Durante o final de semana é possível fazer a doação no Posto das Clínicas, que funciona aos sábados, das 8h às 17h no domingo do mês,das 8h às 13h,

No sábado, os postos Dante Pazzanese e Regional de Osasco funcionam das 18h às 16h.  Para quem preferir doar durante a semana, o Posto Mandaqui fica aberto das 8h às 16h30 e o Barueri, das 8h às 16h.

Antes de ir ao posto, o doador deve verificar se tem algum dos impedimentos definitivos. Os impedimentos temporários estão no site da Pró Sangue (www.prosangue.sp.gov.br)  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos