Foco

Filhos da Cracolândia: por semana, dois bebês são encaminhados para Vara Central da Infância

Pelo menos dois recém-nascidos são encaminhados, por semana, para a Vara Central da Infância e da Juventude de São Paulo.

São os filhos da cracolândia, que muitas vezes nascem com sífilis presumida, quando existe a possibilidade de a doença não se desenvolver mais tarde.

A vida da empresária Ana Davini virou de cabeça pra baixo desde que foi diagnosticada com endometriose severa – um problema na parte interna do útero.

Recomendados

Após uma série de tentativas frustradas com tratamentos de reprodução assistida, ela e o marido decidiram adotar.

Foram quase nove anos de luta até receberem o abraço da filha de coração. Mas, nem todos os filhos da cracolândia têm o final feliz como a filha da Ana.

A Vara Central da Infância e da Juventude recebe em média de dois a três recém-nascidos por semana nestas condições. Há dois anos, esse número girava em torno de 4 bebês por mês abandonados por mulheres usuárias de drogas, principalmente, o crack.

Para a juíza da Vara da Infância e Juventude da Capital Paulista Mônica Arnoni, esse aumento é consequência da falta de ações efetivas do poder público na região.

As grávidas da Cracolândia, no centro de São Paulo,  costumam dar a luz nos hospitais Leonor Mendes de Barros e na Santa Casa.

O coordenador do programa Recomeço, da Secretaria Estadual da Saúde, Ronaldo Laranjeira, explica que a maioria dos bebês nasce com sífilis presumida e toma doses de penicilina nos três primeiros dias de vida.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 23 maternidades da cidade de São Paulo estão capacitadas para atender mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Hospital Estadual Lacan, em São Bernardo, tem leitos específicos para gestantes dependentes químicas.Em 2016, atendeu 45 pacientes com esse perfil, já neste ano, até o momento, foram atendidas 21 mulheres.

Já a Prefeitura da Capital Paulista não possui programa específico para esse público, porém informou, em nota, que em 2016 foram feitos 378 atendimentos a gestantes usuárias de drogas.

Neste ano até a semana passada, quando já havido sido feita a ação conjunta entre as gestões Alckmin e Doria foram 172 atendimentos.

Ouça a reportagem:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos