Brasil

Governo Temer notifica páginas sobre memes usando fotos oficiais

Se tem uma coisa que já está enraizada na cultura online do brasileiro é a criação e reprodução de memes sobre os mais diversos assuntos.

Com o furacão que atingiu Brasília na última semana após a divulgação de áudios de uma conversa entre o presidente Michel Temer (PMDB) e Joesley Batista, empresário da JBS, não foi diferente e logo os memes sobre a situação se espalharam.

Porém, após a edição do Fantástico transmitida pela Rede Globo no último domingo ter exibido alguns desses memes no encerramento do programa, algo chamou atenção. O Departamento de Produção e Divulgação de Imagens (Deima) do Palácio do Planalto teria enviado um e-mail a algumas das páginas responsáveis por criar os conteúdos questionando o uso da imagem do presidente.

Recomendados

De acordo com o jornal «Zero Hora», a página Capinaremos foi uma das que recebeu o contato do órgão oficial que dizia que as imagens disponibilizadas eram para uso jornalístico e que, para outros tipos de produções, o Deima deveria ser consultado previamente.

Além disso, os produtores de conteúdo também teriam sido alertados sobre a necessidade de creditar as fotos utilizadas para criar os memes ao Palácio do Planalto e aos fotógrafos em questão.

AHWJEHWUEUWHWUEHSHSHSHS Criação do Alan Santana lá no 2.0

Posted by Capinaremos on Wednesday, May 17, 2017

Edição de imagens: Planalto Direção: Planalto Legenda: Planalto Licensed trademark by Planalto ™ *Fantástico antes de...

Posted by Capinaremos on Monday, May 22, 2017

A página Capinaremos, entretanto, afirmou que não irá parar a produção de memes e aproveitou para fazer memes sobre a suposta coibição. Confira alguns:

Calma ai, seu moço, deixa os garoto brinca. (Via Marcelo Silva, na Planalto Memes, digo, CMF)

Posted by Capinaremos on Tuesday, May 23, 2017

Da série: aulas de história em 2047. (Via Guilherme Alves, na CMF)

Posted by Capinaremos on Tuesday, May 23, 2017

Drácula ficou brabo! ( Por Menossi )

Posted by Capina Meme Factory on Monday, May 22, 2017

A decisão foi recebida pela internet com críticas que variam entre acusar o peemedebista de falta de senso de humor à cerceamento da liberdade de expressão.

O site do Partido dos Trabalhadores (PT) chegou a fazer um post sobre o assunto, onde ironiza e disponibiliza fotos de Temer no perfil do partido no Flickr (clique aqui para ver).

“Golpista enviou notificações para quem usou fotos oficiais em memes sobre a crise política. O PT coleciona imagens do usurpador com uso liberado, inclusive para memes» diz o enunciado da postagem.

O deputado federal Paulo Pimenta também mostrou seu descontentamento com a medida através de sua página no Facebook.

“A medida, além de ser um cerceamento da liberdade de expressão, é uma tentativa do Planalto de evitar a associação da imagem do presidente a posts humorísticos.”

DITADURA TEMER – GOLPISTA QUER PROIBIR MEMES QUE UTILIZAM SUA IMAGEM O Departamento de Produção e Divulgação de Imagem...

Posted by Paulo Pimenta on Tuesday, May 23, 2017
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos