Foco

Ninjas do videogame pedem dinheiro no semáforo para manter projeto social

Todo artista de rua é um lutador. Mas a dupla Cosmo William Pereira, 40 anos, conhecido como Professor Toty, e Itamir Aparecido, 45,  o popular Vitamina, leva tal afirmação ao pé da letra. Especialistas em taekwondo, os dois estão fazendo apresentações de artes marciais nos semáforos de Santo André (Grande São Paulo) para arrecadar dinheiro. A verba, segundo eles, além de ajudar no custeio das despesas pessoais, é voltada também para manter um projeto social.

Professor Toty é integrantes do grupo Dragões do ABC, que reune praticantes do esporte, e um dos responsáveis pelo Taekwondo em Ação, projeto social de iniciação esportiva existente em quatro bairros de Mauá. Segundo ele, a ação é feita em parceria com a prefeitura, que custeia boa parte dos gastos do movimento. No entanto, Toty diz que a administração municipal reduziu em 50% a ajuda de custo.

De acordo com o lutador, a prefeitura pagava R$ 10 mil por mês, dinheiro que era utilizado para pagar o salário de cinco professores, inclusive o dele, custos com material e manutenção dos locais de treinamento. Porém, no início deste ano, ele diz que verba foi reduzida para R$ 5 mil mensais. “Tivemos que tirar dois professores e ficar só com três. Um deles foi eu, que deixei de receber salário”, afirma.

Recomendados

Com verba menor, ele diz que teve de fechar a unidade do Parque das Américas do projeto. “Os alunos que têm condição de pagar eu encaminhei para minha academia particular, os que não tem, continuei atendendo em uma área cedida pela prefeitura. Mas é muito difícil manter, porque na minha academia tenho que pagar aluguel e sobra pouco dinheiro para o projeto”, lamenta.

Diante disso, Professor Toty teve de procurar uma nova atividade para sustentar a si próprio e a ação social. “Infelizmente, houve esse corte e eu vi a necessidade de ter que fazer outra coisa. Daí eu e meu amigo, o Vitamina, que é um aluno meu que teve a ideia, começamos a fazer uma brincadeira de apresentar a arte marcial no semáforo. Pedir dinheiro veio da necessidade de manter o projeto social e a academia particular que tenho em Mauá, que hoje é meu sustento. Então, os que ajudam com uma moeda no semáforo são os que colaboram para manter o projeto em pé, são os meus patrocinadores atualmente.”

Projeto tem 7 anos

Iniciado em 2009, o projeto Taekwondo em Ação passou a ter a prefeitura como parceira em 2014. Segundo Professor Toty, o programa já atendeu cerca de 600 pessoas, formou 20 lutadores faixa-preta e hoje atende cerca de 80 alunos por mês. “Nosso foco é na educação e prevenção ao uso de drogas por meio do esporte.”

A administração municipal informou apenas que mantém convênio com o Taekwondo em Ação.

Personagens do jogo Mortal Kombat fazem sucesso na rua 

Inicialmente os dois começaram a usar roupas pretas de ninja. Depois decidiram inovar. “No primeiro dia, meu amigo estava com o chapelão e começaram a chamá-lo de Raiden (personagem do game Mortal Kombat). Daí depois a gente começou a colocar um som e pensamos no tema do Mortal Kombat, resolvemos fazer a fantasia. Tem muita gente que elogia, fala que somos os primeiros a fazer apresentações desse tipo”, explicou Professor Toty.

A recepção inicial aos ninjas não foi das melhores, diz ele. “De início, os motoristas se assustam quando veem uma pessoa mascarada no semáforo, ficam meio apreensivos, param o carro um pouco longe. Mas quando a gente começa a fazer o show, quebra o gelo. Muitos aplaudem, parabenizam, outros dão dinheiro”, afirma.  

mortal-kombat

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos