Brasil

AO VIVO: acompanhe a entrega do Prêmio Escola Voluntária

Acompanhe a transmissão do evento de entrega do Prêmio Escola Voluntária:

A 14ª edição do Prêmio Escola Voluntária, promovido pela Rádio Bandeirantes e a Fundação Itaú Social, terá a apresentadora Renata Fan como madrinha do Prêmio.

Na edição deste ano, foram mais de 500 inscrições de instituições de ensino que abrem espaço ao voluntariado entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. As escolas campeãs receberão prêmios em dinheiro e um educador também será premiado.

Recomendados

As escolas finalistas são: Colégio São Domingos (Araxá/MG), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté (Bragança/PA), Colégio Estadual Novo Horizonte (Toledo/PR), Colégio QI (Rio de Janeiro/RJ), Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias (Boa Vista do Sul/RS), Escola de Ensino Fundamental Bairro das Nações (Friburgo/SC), Colégio Delta Nobre (Mogi Mirim/SP), Educandário Nossa Senhora Aparecida (São Paulo/SP), Escola Estadual Avelino Ferreira (Caraguatatuba/SP) e Escola Estadual Professora Maria Conceição Aparecida Basso (Fernandópolis/SP).

Saiba mais sobre os projetos das escolas:

Minas Gerais
Colégio São Domingos
Cidade: Araxá
Projeto: Entreolhares com Arte

O projeto consiste no desenvolvimento de oficinas semanais de pintura, visitas, passeios com os residentes do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo, nas quais os alunos do Ensino Fundamental e Médio realizam um trabalho voluntário. As ações comungam com as relações éticas propostas pelo colégio.

Pará
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté
Cidade: Bragança
Projeto: Aluno Repórter – A Imprensa na Escola: Rádio e TV

O objetivo do projeto é contribuir para a formação integral de alunos da escola pública com a construção de novos conhecimentos a partir de habilidades e competências, tendo em vista os sistemas de radiodifusão, televisão e as novas tecnologias, causando com isso resultados muito positivos durante e após a sua vida acadêmica.

Paraná
Colégio Estadual Novo Horizonte
Cidade: Toledo
Projeto: Comunidade Aprendente Sanga Cerro Corá

O projeto adotou a Sanga Cerro Corá, perto da escola, que servia como depósito de lixo. Após mobilização, a Sanga foi adotada pela escola transformando oficialmente em área de preservação permanente.

Rio de Janeiro 
Colégio QI
Cidade: Boa Vista do Sul
Projeto: QI Social
Cidade: Rio de Janeiro

O projeto oferece aos alunos um curso de formação básica de voluntários. O principal objetivo é sensibilizar e conscientizá-los para as questões sociais e para a importância do exercício da cidadania. Alunos aprendem sobre a história do voluntariado, a lei, como organizar projetos sociais. Creches e asilos também são atendidos.

Rio Grande do Sul
Escola Municipal de Ensino Fundamental
Cidade: Duque de Caxias
Projeto: Organização pela proteção do ambiente natural – cooperativa escolar entre amigos

O objetivo do projeto é proteger a água com sensibilização e prática organizando uma cooperativa. Participam alunos, famílias e a comunidade com a entrega da gordura para a produção e venda do sabão.

Santa Catarina
Escola de Ensino Fundamental Bairro das Nações
Cidade: Friburgo
Projeto: Escola Sustentável – recicle seu lixo

Pretende incentivar a prática da separação do lixo reciclável do lixo orgânico despertando a conscientização da população em relação aos benefícios ao meio ambiente, aos alunos e a comunidade em geral. O resultado foi a conscientização da separação e o reaproveitamento do material reciclado.

São Paulo
Colégio Delta Nobre
Cidade: Mogi Mirim
Projeto: Oficina do Saber

Alfabetização de pacientes da Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim. É desenvolvido um trabalho personalizado para cada paciente com alfabetização por meio de jogos, leitura e escrita.

São Paulo
Educandário Nossa Senhora Aparecida
Cidade: São Paulo
Projeto: Navegando na melhor idade

Os alunos voluntários do Ensino Médio desenvolvem aulas de informática para pessoas da terceira idade, de 50 a 80 anos, com o objetivo de demonstrar que nunca é tarde de vencer os desafios e desenvolver assim habilidades que os ajudem a melhorar a saúde mental e psicológica.

São Paulo
Escola Estadual Avelino Ferreira
Cidade: Caraguatatuba
Projeto: Juqueriquerê… O rio pede socorro!

Conscientizar a comunidade do entorno do maior e mais importante rio da região do Litoral Norte, de sua importância, sua recuperação e preservação. As principais atividades consistem em mutirões de limpeza do mangue e rio, também movimentos de conscientização.

São Paulo
Escola Estadual Professora Maria Conceição Aparecida Basso
Cidade: Fernandópolis
Projeto: Leitura à Terceira Idade

O Projeto visa atender a comunidade de idosos ao entorno da escola que não possuem materiais de leitura. Com a parceria dos professores os alunos pesquisam e leem os gêneros literários na residência dos idosos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos