Promotoria vai pedir lista de comércios notificados por CPI dos Alvarás

Por lyafichmann
Antonio Pedace, à esquerda, e Roberto Torres, à direita, são acusados de extorquir empresários | reproduçÃo Antonio Pedace, à esquerda, e Roberto Torres, à direita, são acusados de extorquir empresários | reproduçÃo

O MP (Ministério Público) pedirá a lista de todos os empresários que foram convocados nos últimos oito meses pela CPI dos Alvarás da Câmara Municipal. A medida foi tomada após o assessor parlamentar Antonio Pedace e o engenheiro Roberto Torres aparecem em um vídeo, divulgado pelo programa Fantástico, cobrando propina de um comerciante.

Criada para apurar falhas na emissão dos documentos, a comissão notificou 328 estabelecimentos. Todos os avisos foram assinados pelos vereadores Eduardo Tuma (PSDB), que presidiu a CPI, Adilson Amadeu (PTB) e Abou Anni (PV).

De acordo com o promotor Joel Silveira, o objetivo é cruzar as informações obtidas pela CPI com depoimentos dos empresários para saber se eles foram alvo de extorsão. O primeiro a ser ouvido será o que fez a denúncia ao Fantástico.

Silveira diz que aguardará o desenrolar da investigação para decidir se chamará Tuma e Amadeu para serem ouvidos pela Promotoria.

Pedace trabalhava como assessor no gabinete do tucano e Torres foi indicado pelo petebista para atuar na CPI.  Tuma diz que já exonerou Pedace; Amadeu afirma que foi o engenheiro que pediu para participar da comissão de inquérito.

Os trabalhos da CPI começaram a chamar atenção na Câmara antes da denúncia de achaque. Em 22 agosto, o vereador Paulo Frange (PTB) fez um Boletim de Ocorrência após desconfiar do uso irregular da sala da liderança do partido por integrantes da comissão.

Segundo Frange, ele foi procurado por um grupo de comerciantes que haviam sido notificados a comparecer à sala com uma lista de documentos. “O correto é que todo material seja encaminhado à secretaria da CPI. A sala não poderia ser usada para atendimento ao público.”

Após comunicar a presidência da Câmara e a Procuradoria, Frange trocou a fechadura da sala.

Loading...
Revisa el siguiente artículo