Foco

Aeroporto de Viracopos inicia operação de novo terminal

Migração para novo terminal será gradativa | Divulgação
Migração para novo terminal será gradativa | Divulgação

ANÚNCIO

O novo terminal de passageiros do aeroporto de Viracopos, em Campinas, inicia nesta quinta-feira voos regulares, cinco meses após o prazo inicial de entrega da primeira fase de obras. O local havia sido usado apenas na Copa do Mundo. A transferência dos pousos e decolagens para a nova pista deve acontecer de forma gradativa. O primeiro voo estava agendado para 5h35.

A primeira parte das obras deveria ter sido entregue em 11 de maio, em razão da Copa do Mundo. Por não estarem concluídas,  o local foi utilizado apenas para receber as delegações, e não turistas.

Recomendados

A multa estipulada inicialmente pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) por atraso era de até R$ 170 milhões, com acréscimo de R$ 1,7 milhão a cada dia adicional, porém a concessionária argumenta que o valor aplicado deveria ser referente à porcentagem de obras não entregues. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos entrou com recurso junto a Anac, que está em fase de análise.

Após o atraso, um novo cronograma foi criado e a entrega estava prevista para outubro, com exceção do píer B – que atenderá tanto voos internacionais como os nacionais.

Já foram entregues o Píer A, três pátios de aeronaves, pista de pousos e decolagens e edifício-garagem, com capacidade para 4 mil veículos. De acordo com a concessionária, placas já foram colocadas no terminal para orientar os passageiros para o novo funcionamento do pátio e as próprias companhias estão informando sobre as alterações.

Em dezembro, o aeroporto recebe novos 35 voos internacionais – totalizando 38 – por semana. A companhias TAP, Gol, Azul, American Airlines e Copa Airlines serão as responsáveis. Hoje, Viracopos tem 400 voos por dia. Com a ampliação, 50 mil passageiros devem usar o terminal em janeiro.  

Tags

Últimas Notícias