Haddad apresenta projeto bilionário para trocar lâmpadas

Por lyafichmann
Haddad apresenta projeto para trocar lâmpadas amarelas da cidade de São Paulo | Fábio Arantes/ SECOM Haddad apresenta projeto para trocar lâmpadas amarelas da cidade de São Paulo | Fábio Arantes/ SECOM

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, apresentou nesta sexta-feira uma proposta bilionária para trocar as lâmpadas da cidade. Em parceria com a iniciativa privada, 580 mil pontos de luz seriam trocados por LED.

A substituição eliminaria as lâmpadas amarelas das ruas e tornaria a iluminação de São Paulo inteiramente branca. O investimento inicial será de R$ 1,8 bilhão.

O modelo final tem Parceria Público-Privada (PPP) e parte das condições estipuladas na licitação proposta foi colhida com algumas das gigantes do mercado, entre elas, a holandesa Philips, a americana General Eletric (GE) e a alemã Osram. Onze consórcios apresentaram suas ideias de modernização do parque elétrico e as melhores foram incorporadas no edital, que visa escolher um concessionário para administrar todo o sistema pelos próximos 20 anos.

A obra tem duração aproximada de 30 dias. As novas lâmpadas são mais duráveis, funcionam em média 5 mil horas, reproduzem melhor as cores e iluminam mais em comparação com as de vapor de sódio. Os lugares afetados seriam ruas comerciais, calçadões, travessias de pedestres, vielas estreitas de favelas, prédios públicos e centros esportivos.

Haddad afirmou: “Vai ficar muito bonito. Vocês vão ver a mudança que vai dar iluminar para as pessoas poderem utilizar parques com segurança à noite e poder chegar de bicicleta pela ciclovia. Com esse investimento vamos ter um parque que pode ser usado até oito, dez horas, meia-noite”.

Lâmpadas de LED já podem ser vistas em alguns pontos de São Paulo: na Avenida 23 de Maio e no entorno da Arena Corinthians.

A expectativa da Prefeitura é lançar o edital em 10 dias.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo