Foco

Alckmin admite uso da segunda cota de volume morto no Cantareira

Alckmin admite que poderá antecipar utilização da segunda cota do volume morto do Cantareira | Antonio Cruz/Agência Brasil
Alckmin admite que poderá antecipar utilização da segunda cota do volume morto do Cantareira | Antonio Cruz/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, admite que poderá antecipar a utilização da segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira. O uso estava previsto para o fim deste mês, mas os seis sistemas de abastecimento de água de cidades da região metropolitana de São Paulo tiveram queda em seus níveis de quinta-feira (9) para esta sexta-feira (10), de acordo com dados da Sabesp, chegando perto de 5% da capacidade total.

Se for autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo) terá mais 108 milhões de metros cúbicos para extrair das represas. “O pedido para a utilização da segunda cota do volume morto será feito ainda nesta sexta-feira”, segundo Alckmin.

Recomendados

O Ministério Público Federal e a promotoria estadual de São Paulo apuram se os contratos feitos pela Sabesp para captação de água do volume morto precisavam de regime de urgência. Os órgãos querem que a Justiça limite o uso da reserva para evitar o colapso do Sistema Cantareira.

Nesta sexta-feira, o Sistema Guarapiranga teve queda de 6 pontos percentuais do nível de água, passando de 48,7% para 48,1%. No Alto Cotia, passou de 33,7% para 33,3%. No Rio Grande, na quinta-feira, o nível era 75,3 e hoje a Sabesp registra 75%. No Rio Claro, o nível passou de 56,5% para 55,8%.

Em nenhum dos sistemas foi registrada chuva. De acordo com informações do CPTEC/INPE, não há previsão de chuva para a região Sudeste para os próximos dias. Para esta sexta-feira, no norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, haverá sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região, há sol e temperatura estável.

Para o sábado, no litoral do Espírito Santo e sul de São Paulo, haverá sol e variação de nuvens. Nas outras áreas, o sol deve predominar com temperatura elevada e estável.

Na cidade de São Paulo, nesta sexta-feira há sol com máxima chegando a 30°C. No final de semana, o sol também predomina com variação de 20°C a 32°C. A possibilidade de chuvas só aparece na tarde de terça-feira, quando as temperaturas devem chegar a 20°C (mínima) e 32°C (máximas).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos