GCM vai multar quem jogar lixo na rua, diz Haddad

Por Carolina Santos
A prefeitura pretende multar quem jogar lixo na rua | Gero/Fotoarena/Folhapress A prefeitura pretende multar quem jogar lixo na rua | Gero/Fotoarena/Folhapress

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou na segunda-feira que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) vai ajudar a fiscalizar a limpeza urbana na cidade. A prefeitura pretende multar quem joga lixo na rua. “Nós vamos reforçar a fiscalização e tirar a legislação do papel”, afirmou o prefeito durante entrega de uma obra na zona sul.

Para regulamentar a fiscalização, o prefeito aguarda um decreto do secretário municipal de Serviços, Simão Pedro. Atualmente, o secretário negocia acordo de cooperação com a cidade de Bruxelas, na Bélgica, que está implementando uma medida semelhante. A expectativa é de que o as multas comecem a valer em outubro.

Segundo a Secretaria de Serviços, a proposta tem como alvo “cidadãos que descartam lixo nas ruas e calçadas, que não cumprem horários de colocação de resíduos para a coleta residencial ou que descartam em pontos viciados”.

A cidade já tem leis que preveem multas a quem joga lixo na rua. Quem joga lixo está sujeito a multa de R$ 500, mas não há fiscalização. Se jogar entulho em ponto viciado, o valor pode chegar até R$ 12 mil.  A prefeitura estima que haja cerca de 1,5 mil pontos de descarte de entulho viciados na cidade.

Há cerca de uma semana, os guardas civis metropolitanos também passaram a participar da Operação Delegada, que tem como objetivo coibir o comércio ilegal na cidade. 

[poll id=”298″]

Loading...
Revisa el siguiente artículo