Foco

Primavera começa nesta segunda-feira e traz chuva para SP

Paulistanos aproveitaram domingo no Ibirapuera | Renato S. Cerqueira/Futura Press
Paulistanos aproveitaram domingo no Ibirapuera | Renato S. Cerqueira/Futura Press

ANÚNCIO

A primavera tem início às 23h29 desta segunda-feira e, segundo previsão de meteorologistas, trará mais chuvas para a capital. Junto com a estacão começa o período  de precipitações mais regulares sobre o Sudeste. A influência do fenômeno El Niño de intensidade fraca que se formou deve aumentar as chuvas.

“A estação é de transição entre o período mais seco e frio, do inverno, e chuvoso e quente, do verão, então tem características das duas estacões. Este ano, o El Niño também deve trazer pancadas de chuvas e temporais no fim de tarde”, explica o meteorologista Michael Pantera, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Recomendados

A presença do fenômeno, que se caracteriza pelo aquecimento da superfície das águas do Oceano Pacífico, também deve proporcionar um verão com chuvas acima da média, segundo a Somar Meteorologia.

As chuvas previstas, porém, não devem ser suficientes para solucionar o problema nos reservatórios.

Ontem, o nível de armazenamento de água no Cantareira caiu para 8,1%. É o menor índice registrado desde a captação do volume morto, em maio.

Utilizado para atender a uma parcela de consumidores do Cantareira, o sistema Alto Tietê também sofre com a falta de chuvas e caiu para 12,6% ontem. 

Tags

Últimas Notícias