Ladrões roubam mais carros na quarta-feira à noite, diz pesquisa

Por Nadia

Quarta-feira à noite, entre 20h e 23h. Esse é o horário preferido pelos ladrões de carros que atuam na cidade de São Paulo, segundo levantamento da Ituran Brasil, empresa de monitoramento de veículos. O estudo mostra que, de janeiro a julho deste ano, o maior alvo dos bandidos foi o Palio, tirando a liderança do Gol, preferido pelos ladrões em 2013. Entre as motos, a preferida é a Yamaha YS 250.

A pesquisa aponta que 21% dos roubos e furtos ocorrem entre 20h e 23h.  Em segundo lugar ficou o período das 11h às 14h, com 15% dos casos. Já em relação aos locais mais procurados pelos criminosos, os bairros da zona leste se destacam.  Itaquera e São Mateus ocupam o primeiro e o segundo lugar do ranking, respectivamente (veja quadro ao lado)

Os autores do levantamento afirmam que a liderança de Itaquera não está relacionada à Copa, uma vez que no mês do mundial, em junho, o número de roubos na região diminuiu 21%, na comparação apenas com o mês de junho de 2013.

O publicitário Rafael Marques, de 34 anos, já teve dois carros roubados e um furtado na cidade. Um deles, o Palio, foi levado da Vila Mariana, na zona sul. O outro, uma perua, no Butantã, na zona oeste. “Ficamos reféns da situação porque não há o que fazer. É injusto. Batalhei muito para ter o carro”, disse.

A produtora Flávia Nunes, de 39 anos, diz que é indispensável ter, além de  seguro, um bom mecânico. “Os ladrões arrebentam o carro. Mesmo se a polícia recupera, o prejuízo é certo.”

Flávia teve dois Fiat Uno levados na mesma rua, na região de Interlagos, zona sul. “O meu primeiro não tinha seguro. Demorei anos para comprar outro. Hoje não ando sem seguro e tenho alarme que corta a ignição do carro. Assim o bandido não vai longe.”

De acordo com a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), foram registrados 51.790 casos de roubo e furto de veículos somente na capital durante o primeiro semestre de 2014 (26.420 roubos e 25.370 furtos), um aumento de 7,6% frente aos 48.147 casos (24.131 roubos e 24.016 furtos) contabilizados no mesmo período de 2013.

20140922_SP04_roubos de carro

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo