Foco

Idosos de São Paulo não terão que renovar Bilhete Único todo ano

Coletivos atropelaram 87 pessoas em 2013 | Carlos Pessuto/Brazil Photo Press/Folhapress
A partir de agora, a SPTrans usará os dados do Sistema Nacional de Óbitos e os cruzará com a relação de pessoas que têm o Cartão Idoso | Carlos Pessuto/Brazil Photo Press/Folhapress

ANÚNCIO

A São Paulo Transporte (SPTrans), empresa responsável pela administração do transporte coletivo na capital paulista, mudará o processo de renovação do Bilhete Único Especial para idosos, que não terão mais que revalidar anualmente o cartão.

De acordo com a SPTrans, com a mudança, os idosos irão se cadastrar apenas uma vez, no momento de solicitar o cartão. Atualmente, os idosos têm de ir aos postos autorizados para fazer a renovação no mês de seus respectivos aniversários.

Recomendados

A partir de agora, a SPTrans usará os dados do Sistema Nacional de Óbitos e os cruzará com a relação de pessoas que têm o Cartão Idoso. No caso de morte, o bilhete será cancelado.

A expectativa da empresa é que a iniciativa diminua em 3,5 mil pessoas a demanda diária nos postos. De todos atendimentos aos idosos, 48% são para revalidação do cartão, 17% para solicitar segunda via e 35% para solicitar a primeira via.

Para o diretor de Gestão Econômico-Financeira da SPTrans, Adauto Farias, a medida também traz avanço no combate às fraudes. “Atualmente, os cartões de idosos são verificados uma vez por ano, quando é feita a renovação. A partir de agora, a verificação será mensal, ou seja, 12 vezes por ano”, afirmou.

Documentação

Os documentos e informações necessários para solicitar o Bilhete Único Especial são: identificação oficial com foto (RG, CNH ou documento de classe), CPF (caso o número não conste no documento de identificação), comprovante recente de residência (conta de telefone, luz, gás ou água, com no máximo seis meses), uma foto 3×4 recente (padrão documento), número de telefone e, caso tenha, e-mail.

Quem solicitar o cartão pelo Correio deverá enviar cópias autenticadas dos documentos de identificação. O interessado deverá colocar as cópias autenticadas de RG e CPF em um envelope, mais a cópia simples do comprovante de residência, o número do telefone e e-mail (se tiver) para contato e enviar para a rua Boa Vista, 88 – Centro de SP, CEP 01014-970 – Caixa Postal 77.075.

Tags

Últimas Notícias