Foco

Jilmar Tatto estuda liberar volta de táxis aos corredores de ônibus

Às vésperas de completar seis meses, a restrição aos táxis nos corredores de ônibus nos horários de pico pode estar com os dias contados. O secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, criou uma comissão para reavaliar o impacto da circulação dos taxistas nas vias exclusivas.

ANÚNCIO

A portaria que cria o grupo de estudos foi publicada nesta quinta-feira no “Diário Oficial”.

A decisão de criar a comissão, que inclui técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da SPTrans (empresa que gerencia o transporte público), foi tomada duas semanas depois de estudo da Secretaria dos Transportes revelar que a velocidade dos coletivos melhorou, em média, apenas 6% (equivalente a 1 km/h) depois da saída dos táxis.

Recomendados

O resultado ficou muito abaixo dos 20% (3,6 km/h) de melhora que a prefeitura esperava, de acordo com levantamento feito antes da adoção da medida. A saída dos táxis dessas vias também foi recomendada pelo do Ministério Público.

A proibição vale das 6h às 9h e entre 16h e 20h, desde o dia 17 de março. A multa para quem descumpre a determinação é de R$ 127,69 com acréscimo de cinco pontos na carteira.

Para especialistas, a volta dos táxis aos corredores é um retrocesso.

Para o consultor em transporte Horácio Figueira, o veto deveria, inclusive, valer o dia inteiro. “Isso melhoria muito mais a fluidez”.

A Secretaria dos Transportes afirma que o grupo foi criado apenas para atualizar dados referentes à restrição.

20140912_SP04_velocidade-faixa-de-onibus

Tags

Últimas Notícias