Cade investiga estacionamentos em São Paulo por formação de cartel

Por Tercio Braga
Cade investiga empresas pela prática de cartel em São Paulo | Marcelo Liso/Folhapress Cade investiga empresas pela prática de cartel em São Paulo | Marcelo Liso/Folhapress

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) investiga seis empresas de estacionamento pela prática de cartel em São Paulo. São elas: Allpark, Netpark, Multipark, Garage Inn, Rod Estacionamentos e Zigpark.

De acordo com o Cade, órgão federal que pertence ao Ministério da Justiça, as companhias são suspeitas de combinar preços e dividir o mercado.

Em entrevista à BandNews FM, o superintendente adjunto do Cade, Diogo Thomson, conta que as suspeitas surgiram a partir de uma ação de busca e apreensão feita em 2012. Segundo ele, seis empresas trocavam informações e coordenavam preços para dividir clientes.

Thomson acredita que são poucos os envolvidos, porque, com o poder de mercado concentrado, a coordenação é facilitada: “A partir do momento que eles combinam entre si, [os preços] acabam parecidos e provavelmente mais altos do que seriam em uma situação de competição normal”.

Além disso, os estacionamentos teriam tentado obter vantagens em contratações privadas simulando competição entre elas.

As seis empresas investigadas ainda não se pronunciaram.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo