Foco

Transformação do Minhocão em parque gera polêmica em audiência

Reunião aconteceu na terça-feira | Luiz França / CMSP
Reunião aconteceu na terça-feira | Luiz França / CMSP

Moradores, urbanistas e associações discutiram nesta terça-feira o Projeto de Lei 2014, que dispõe sobre a criação do Parque Municipal do Minhocão e prevê a desativação gradativa do Elevado Costa e Silva. A proposta foi debatida em uma audiência pública promovida pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara.

Durante o encontro, alguns moradores defenderam a proposta, lembrando que a região conta com poucas áreas de lazer. Outros temem que o parque não acabe com os problemas atuais de quem vive ao longo do viaduto, ou até intensifique alguns deles.

Recomendados

Inaugurado em 1971, o Elevado Presidente Costa e Silva, o popular Minhocão, é uma via expressa elevada que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes. Foi construído com o intuito de desafogar o trânsito de vias que, por cortar regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargadas para ampliar sua capacidade.

O PL que cria o parque municipal é proposto pelos vereadores José Police Neto (PSD), Nabil Bonduki (PT), Toninho Vespoli (PSOL), Ricardo Young (PPS), Goulart (PSD), Natalini (PV) e Floriano Pesaro (PSDB).  O objetivo do projeto é diminuir os transtornos enfrentados pelos moradores da região por conta do viaduto.

O vereador Nabil Bonduki (PT), lembrou que a falta de estudos dos impactos ambientais e urbanos para a construção do elevado gerou os atuais problemas relatados pelos moradores e urbanistas. Entre as principais queixas estão à poluição sonora, visual, ambiental e a falta de segurança.

Bonduki disse que o Plano Diretor Estratégico determina a desativação do Minhocão, embora deixe o detalhamento de como isso será feito para uma lei futura. “Esta determinação deixa em aberto como podemos definir um melhor aproveitamento desta região. Seja com demolição, desmonte ou aproveitamento da estrutura este processo de discussão que estamos iniciando hoje é muito positivo para criação de um projeto que realmente contemple as necessidades de todos”, disse o vereador.

Atualmente, o Minhocão funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, permanecendo fechado para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberto apenas a pedestres e ciclistas.

O paisagista David Abrão Calisto é morador da região e acredita que com a criação do parque os impactos negativos causados pela estrutura devem aumentar. Ele é a favor do desmonte da estrutura.

“Hoje, quando Elevado fecha às 21h30, já existe grande movimentação de trafico e consumo de drogas, sexo explícito e homossexuais. Imagine quando este parque estiver funcionando? Mesmo que feche às 21h, o problema não estará resolvido, existem muitos mendigos e usuários de drogas que vivem embaixo da estrutura. Vai virar uma nova “cracolândia”. Os interessados [na criação do parque] moram a três quadras [do Minhocão]. É interessante porque não é na porta deles”, afirmou Calisto.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos