Foco

Linhas 5-lilás e 17-ouro do metrô devem ficar prontas só em 2016

Obras da futura estação Campo Belo , da linha 5-Lilás | Apu Gomes/Folhapress
Obras da futura estação Campo Belo , da linha 5-Lilás | Apu Gomes/Folhapress

Prometidas para este ano, a  entrega de mais 10 estações da linha 5-Lilás e o trecho inicial da linha 17- Ouro ficarão para 2016.

O atraso de dois anos foi confirmado nesta quarta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante visita às obras da futura estação Campo Belo, da linha-Lilás.

Recomendados

Em 2010, durante a campanha eleitoral, o governador e candidato à reeleição prometeu concluir a linha 5, que ligará os bairros de Santo Amaro e Chácara Klabin,  neste ano. Mas apenas a estação Adolfo Pinheiro foi entregue.

Segundo Alckmin, o atraso ocorre por conta da decisão judicial que suspendeu a licitação do projeto e devido à necessidade de uma alteração no modelo de construção. “Os contratos foram suspensos e tivemos que refazer a licitação. A obra só começou em 2012. Além disso, não foi possível fazer uma entrega gradual das estações.”

Acompanhando o governador, o secretario dos Transportes Metropolitanos,  Jurandir Fernandes, explicou que as intervenções para a linha Lilás  exigem o uso do tatuzão, o que inviabiliza a abertura de uma estação enquanto as demais estão em construção.

Com relação à linha 17-Ouro, o primeiro trecho, ligando as futuras estações Jardim Aeroporto e Morumbi, só ficará pronto no primeiro semestre de 2016. A promessa era concluir essa etapa no primeiro semestre deste ano.  Em julho, um operário morreu após a queda de uma viga de 90 toneladas. À época. o governador  chegou a afirmar que o acidente não atrasaria o andamento das obras.

De acordo com o secretário, a mudança no prazo de conclusão do trecho foi consequência da demora na obtenção da licença prévia ambiental, que só foi liberada em 2011. Além disso, a licença de instalação foi concedida ao Estado apenas em 2012.

Alckmin ainda informou que a maior dificuldade foi para liberar a construção do pátio de manobras, que ficará sobre o piscinão da avenida Roberto Marinho. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos