CET diz que faixas deixam ônibus 68% mais rápidos

Por lyafichmann
Ônibus e carros na rua Clélia, na Lapa | Reprodução Velocidade passou de 12,4 km para 20,8 km nas vias exclusivas implantadas esse ano | Reprodução

A velocidade dos ônibus aumentou, em média, 68% nas 66 faixas exclusivas implantadas desde o começo do ano na capital.

Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a velocidade dos coletivos passou de 12,4 km/h, antes da implantação, para 20,8 km/h.

O melhor resultado nos 59,3 km avaliados foi registrado na faixa da ponte do Jaguaré, que funciona desde 31 de março. Ali, a melhora foi de 317,3%. Antes da faixa, os ônibus rodavam a 10,8 km/h. Agora, chegam a 44,9 km/h.

A CET também destaca o resultado obtido na faixa implantada na rua Voluntários da Pátria, na zona norte. No sentido centro, a velocidade passou de 6,7 km/h para 24,9 km/h, um aumento de 269%.

Na Anchieta, no trecho urbano, cresceu de 9,9 km/h para 18,4 km/h, no sentido São Bernardo, no ABC. Mas nem todas as novas faixas trouxeram melhorias.

Na rua da Consolação, por exemplo, os ônibus continuaram circulando a 10,4, km/h, mesma velocidade que desenvolviam  antes da implantação da faixa.

No total, São Paulo já mais de 440 km de faixas exclusivas de ônibus, à direita.

A multa para quem invade as faixas exclusivas é de R$ 53,20, com acréscimo de três pontos na CNH.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo