São Paulo irá inaugurar 64,5 km de ciclovias até o final do mês

Por lyafichmann
Trecho foi inaugurado nesta segunda-feira | Willian Kury/Rádio Bandeirantes No sábado, 13,4 km de vias para bikes foram ativados | Willian Kury/Rádio Bandeirantes

A Secretaria Municipal de Transportes apresentou o mapa das novas ciclovias que estão programadas para serem implantadas este mês na cidade.

Ao longo de setembro, 64,5 km de novos ramais estão previstos. Atualmente a cidade tem 107,9 km de ciclovias. Até o final de setembro, a prefeitura promete atingir 172,4 km.

Entre as ruas que terão vias exclusivas para bikes estão a alameda Barros e as rua Albuquerque Lins e Piauí, em Higienópolis, e as ruas João Ramalho e Ministro de Godói, em Perdizes. Também estão previstas ciclovias nas ruas Teodureto Souto, no Cambuci, e Honduras, nos Jardins.

Os novos trechos fazem parte da meta estabelecida pela gestão do prefeito Fernando Haddad, que prevê inaugurar, em média, 10 km de ciclovias por semana. O objetivo, até o final do ano, é implantar 200 km e, em 2015, mais 200 km.

No sábado, 13,4 km foram ativados nos bairros do Bom Retiro, Brás, Pacaembu, Jaguaré, Chácara Santo Antônio, Cambuci e Tatuapé.

De acordo com o secretário Jilmar Tatto, as inaugurações vão aproveitar as interligações e extensões já existentes, tendo como objetivo a construção de uma rede estrutural cicloviária. A ideia é que a cidade passe a ter 5% das viagens feitas por meio de bicicletas. Hoje, são menos de 1%.

Ainda segundo Tatto, as implantações estão sendo realizadas preferencialmente em ruas secundárias, e do lado esquerdo das vias.

“Estamos inserindo a bicicleta como um modal de transporte. Os novos percursos irão compor esta rede e serão conectados com terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho”, disse Tatto.

Empréstimo

A prefeitura planeja enviar para a Câmara até o final deste ano um projeto de lei para criação de um sistema público de compartilhamento de bicicletas. O novo modelo deve ser feito na forma de concessão pública por meio de Parceria Público Privada.

ciclovias-lista
Fonte: CET

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo