São Paulo tem recorde de calor e umidade cai para 14%

Por Tercio Braga
No fim da tarde de segunda, a umidade relativa do ar caiu para 14%, clima semelhante ao encontrado na cidade de Bechar, na Argélia, no meio do Saara | André Porto/Metro No fim da tarde de segunda, a umidade relativa do ar caiu para 14%, clima semelhante ao encontrado na cidade de Bechar, na Argélia, no meio do Saara | André Porto/Metro

São Paulo teve a tarde mais quente do inverno nesta segunda-feira. Os termômetros do mirante de Santana, onde é feita a medição oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), registraram 30,9oC, às 15h.

Foi também a maior máxima para um mês de agosto, desde 2011, quando foram registrados 32,7oC.

As altas temperaturas e o bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias à cidade, deixaram os índices de umidade bem abaixo do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como adequado para saúde (60%).

A Defesa Civil decretou estado de alerta às 13h40, quando a umidade relativa ficou abaixo dos 20% na maior parte da cidade. Às 16h, o índice caiu para 14%, clima semelhante ao encontrado na cidade de Bechar, na Argélia, no meio do Saara. O deserto do Atacama, no Chile, têm índices de 12%, próximos ao registrado na capital.

A umidade abaixo dos 20% piora o estado de pessoas com problemas respiratórios e alérgicos. No estado de alerta, a recomendação da OMS é suprimir exercícios físicos das 10h às  16h, evitar aglomerações e usar soro fisiológico para os olhos e nariz. Também é possível suavizar o problema umidificando o ambiente com recipientes com água ou toalhas molhadas (veja quadro ao lado).

“A baixa umidade relativa do ar é normal para esta época do ano. Agosto é o mês que chove menos, que tem dias mais ensolarados e com a presença de bloqueios atmosféricos que impedem a passagem de frentes frias pela cidade”, explicou o meteorologista Adilson Nazário, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Hoje o dia começa com sol e calor. As temperaturas variam entre 15oC e 25oC, Mas no final do dia uma frente fria deve romper o bloqueio atmosférico e chegar à capital, aliviando a secura. Amanhã, as temperaturas caem bastante. A máxima não deve passar dos 20oC e há possibilidade de chuva fraca.
As temperaturas caem ainda mais na quinta, com a máxima ficando em torno dos 18oC.

indice-de-umidade-baixo

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo