Foco

Ataques norte-americanos matam 23 islamitas no Iraque

Membros das tropas curdas em tanque no Iraque | Stringer/Reuters
Membros das tropas curdas em tanque no Iraque | Stringer/Reuters

ANÚNCIO

Pelo menos 23 combatentes da organização Estado Islâmico (EI) morreram hoje (16) devido aos bombardeios aéreos norte-americanos e ataques de tropas curdas, próximos de Mossul, no norte do Iraque, disse o general curdo Abdelrahman Kurini.

Desde as primeiras horas de hoje, aviões militares norte-americanos apoiam os «peshmergas», que lutam para recuperar o controle da barragem de Mossul, em mãos dos rebeldes islamitas desde o dia 8.

Recomendados

O general curdo garantiu que há informações dos serviços secretos que confirmam que um grande número de islamitas fugiu para Talafar, localidade a 70 quilômetros a oeste de Mossul, devido aos bombardeaios dos Estados Unidos a posições do EI na região.

As forças curdas queimaram três veículos que pertenciam aos jihadistas, informou o general. “Haverá um progresso significativo nas próximas horas e vamos recuperar o controle da barragem” de Mossul, acrescentou.

O EI controla Mossul, a segunda cidade do Iraque, desde o último dia 10 de junho, e luta no norte do país para ampliar o seu autoproclamado “califado”.

Tags

Últimas Notícias