Anvisa fará inspeção em fábrica de Toddynho em Guarulhos

Por Tercio Braga
Após recomendação da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, um lote da bebida Toddynho será retirado dos mercados gaúchos | Divulgação Segundo a Anvisa, a inspeção na fábrica será importante para definir se há necessidade de alguma ação complementar | Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à vigilância sanitária de São Paulo que seja feita uma inspeção na fábrica da PespsiCo em Guarulhos, onde é produzido o achocolatado Toddynho.

Na quarta-feira (13), o órgão se reuniu com representantes da empresa para avaliar o recolhimento do produto, que vem sendo conduzido pela própria PepsiCo. Durante o encontro, foram apresentadas as medidas adotadas pelo fabricante para retirar o produto do mercado e informar aos consumidores que o lote L15 51 23:04 a 23:46 (distribuído no Rio Grande do Sul) não deve ser consumido.

“De acordo com a avaliação laboratorial feita pelo controle de qualidade da empresa, houve uma falha na vedação da conexão entre dois tubos, que provocou a contaminação do produto por Bacillus cereus. Essa bactéria está presente no meio ambiente, mas, quando presente em alimentos, pode levar a quadros de vômitos, náuseas e diarreia”, informou a Anvisa.

Segundo a agência, a inspeção na fábrica e a análise da documentação apresentada pelo fabricante serão importantes para definir se há necessidade de alguma ação complementar. Procurada pela Agência Brasil, a A PepsiCo confirmou que receberá visita da vigilância sanitária na fábrica de Guarulhos, mas diz não ter informação sobre a data da inspeção.

A recomendação é que quem tiver comprado um produto do lote do recall não deve consumi-lo. Ele deve entrar em contato com a empresa para pedir a troca ou o reembolso do produto. A solicitação pode ser feita gratuitamente. Para isso, o consumidor deve ligar para o telefone 0800 703 2222, das 8h às 20h, ou enviar um e-mail para sac@pepsico.com.

Em casos de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Anvisa por meio da Central de Atendimento: 0800 642 9782.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo