Foco

Ucrânia suspende trégua na área da queda do avião

Trégua continuará suspensa até que investigadores retomem suas atividades | Maxim Zmeyev/Reuters
Trégua continuará suspensa até que investigadores retomem suas atividades | Maxim Zmeyev/Reuters

O governo ucraniano suspendeu a trégua decretada ao redor da área de queda do avião da Malaysia Airlines, uma zona sob controle dos rebeldes no leste do país, após a suspensão das investigações dos especialistas internacionais.

«O regime de trégua na área de queda deixará de estar em vigor enquanto as investigações não forem retomadas», afirma um comunicado do governo.

Recomendados

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ordenou no mês passado que suas tropas interrompessem as operações em um raio de 40 km ao redor do local onde o avião do voo MH17 foi derrubado. A restrição, no entanto, não se aplicava a Donetsk, reduto dos separatistas pró-Rússia que, inclusive, sofreu o primeiro ataque aéreo desde o início dos conflitos.

Leia também:
•Rússia mobiliza tropas e Otan teme invasão da Ucrânia
Míssil cai na frente de carro na Ucrânia; assista

O leste da Ucrânia vive há mais de três meses um conflito armado entre separatistas pró-russos e as autoridades de Kiev, que acusam Moscou de apoiar os insurgentes.

Chefe da Otan faz apelo para Rússia retirar tropas

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, fez um apelo na quinta-feira para que a Rússia retire suas tropas da fronteira com a Ucrânia e «recue da beira do precipício».

Falando em Kiev depois de a Otan afirmar na quarta-feira que a Rússia tinha reunido 20 mil militares perto da fronteira e poderia estar planejando uma invasão por terra no país vizinho, Rasmussen disse que a Rússia «não deve usar uma força de paz como desculpa para fazer guerra».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos