Carros estacionados bloqueiam ciclovias no centro de São Paulo

Por lyafichmann
Ciclovia em fase de implantação na rua Dr. Cândido Espinheira já tem buraco | André Porto/Metro Ciclovia em fase de implantação na rua Dr. Cândido Espinheira já tem buraco | André Porto/Metro

Moradores e comerciantes da região central estão reclamando das novas ciclovias feitas pela prefeitura. Nos últimos dois semanas foram inaugurados 11,6 km de vias exclusivas para bicicletas no centro, Barra Funda, Santa Cecília e Tatuapé. A meta da administração é ter 200 km de vias para bikes até o final do ano, e 400 km até o final de 2015.

O problema é que, sem opção para parar, muitos motoristas acabam estacionando sobre as vias exclusivas para bikes. “Não consultaram a população. Fizeram sem saber como funciona na prática porque é inviável. Meu movimento caiu 20%”, diz Ademir de Oliveira, de 63 anos, dono de uma oficina mecânica na rua Souza Lima.

Inconformados, moradores e comerciantes prometem ir nesta quinta-feira à delegacia Ele e outros comerciantes da região prometem ir na manhã de hoje ao 770  DP (Santa Cecília) para registrar um boletim de ocorrência contra a prefeitura.

Ciclista dribla carro forte na rua Barra Funda | André Porto/Metro Ciclista dribla carro forte na rua Barra Funda | André Porto/Metro

Na rua Barra Funda, funcionários de uma padaria dizem que estão com medo de perder o emprego depois da implantação das faixas. “No horário de almoço, ficam de dois a três funcionários parados. O movimento caiu muito porque os clientes não têm onde estacionar”, diz o balconista Wesley Santana, de 25 anos.

Proprietário de uma outra oficina na rua Barra Funda, Joel Cândido, de 38 anos, atendia um cliente estacionado sobre a ciclovia na tarde de ontem. “O espaço dentro da minha loja já está cheio. Vou dispensar o cliente? Não dá”, disse.

Dona de uma loja de roupas na alameda Barros, Sílvia Ribeiro, de 29 anos, era uma das poucas que defendia a ciclovia. “Atrapalha um pouco o meu comércio, mas para a cidade é muito bom”, disse.

O ciclo-ativista Gabriel Di Pierro diz que é comum que haja conflitos: “Para muitos, existe a ideia de que se perde com a implantação da ciclovia, mas isso não é real. Basta se adaptar.”

vox-populi

[poll id=”266″]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo