Foco

Vendas de veículos novos caem 14% em julho

Untitled-1
Vendas atingiram 294 unidades em julho | Ivonaldo Alexandre/Futura Press

O mercado de veículos leves, comerciais, caminhões e ônibus mostraram recuperação após a Copa do Mundo. No mês passado, as vendas atingiram 294.787 unidades, uma alta de 11,84% sobre  junho. Mas na comparação com o mês de julho de 2013, houve queda de 13,88%, segundo dados da Fenabrave (federação das concessionárias).

A alta entre junho e julho se deve ao calendário comercial mais favorável. O mês passado, sem contar os feriados da Copa, teve três dias úteis a mais de venda.

Recomendados

No acumulado do ano, o setor intensificou a queda. Entre janeiro e julho foram 1.957.659 unidades emplacadas, 8,57% menor do que no mesmo período de 2013. No primeiro semestre, a queda estava em 7,6%.

Com as vendas fracas neste ano, as montadoras diminuíram a produção. A partir de hoje, a Ford colocará em lay-off 108 funcionários da fábrica de motores em Taubaté (SP).  A General Motors negocia o lay-off para cerca de 1 mil trabalhadores em São José dos Campos (SP), enquanto a Fiat vai dar novo período de férias coletivas de dez dias a parte dos funcionários da fábrica de Betim (MG).

Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, as vendas, de 279,8 mil unidades, caíram 13,6% no mês passado, ante igual período de 2013. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos