Foco

Bilhete único poderá ser carregado dentro do ônibus

Revalidação de bilhete único teve problemas, segundo usuários | Reprodução TV
Novos validadores em coletivos de São Paulo devem começar a funcionar em 2015 | Reprodução TV

A partir de 2015, quem usa o bilhete único para andar de ônibus em São Paulo deve conseguir recarregá-lo dentro do próprio coletivo. É o que promete a SPTrans, que começará a instalar novos validadores nos 15 mil veículos da frota que circula na capital.

Segundo nota da supervisora do transporte feito por ônibus na cidade, o sistema de recarga dentro dos coletivos deverá ser implantado gradativamente, após outras mudanças nos validadores serem realizadas.

Recomendados

Apesar disso, não deverá ser possível carregar o bilhete diretamente com dinheiro. Provavelmente o processo será feito pela internet ou com o saldo que as empresas direcionam ao vale-transporte dos funcionários.

Os novos modelos de validadores homologados pela SPTrans devem tornar o sistema mais seguro no combate à eventuais fraudes no Bilhete Único. Os novos equipamentos têm capacidade de armazenamento e transmissão de dados e fotos por meio de wi-fi.

Os validadores permitirão, por exemplo, maior agilidade na identificação de cartões roubados e perdidos, aumentando a segurança dos passageiros do transporte público. Quando um bilhete único especial, que dá gratuidade ao seu portador como idosos e pessoas com deficiência, for validado, o equipamento tirará fotos de quem estiver utilizando, para garantir que quem está realizando a viagem gratuita é o dono, a quem o direito é intransferível.

As operadoras têm 45 dias para apresentar à SPTrans os contratos com os fornecedores dos validadores e um prazo até janeiro para equipar todos os ônibus com os novos modelos.

[poll id=»263″]

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos